Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20130
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os tempos do rio: passados presentes futuros ancestrais no ensino de história
Other Titles: The times of the river: ancestral pasts presents futures in history teaching
Authors: Morais, Leonardo Monteiro de
Orientador(a): Oliveira, Maria da Glória de
Primeiro membro da banca: Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Segundo membro da banca: Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: Oliveira, Maria da Glória de
Keywords: Ensino de história indígena;Temporalidades;Currículo e prática docente;Cidadania e identidade social;Saberes e práticas no espaço escolar;Indigenous history teaching;Temporalities;Curriculum and teaching practice;Citizenship and social identity;Knowledge and practices in the school space
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 1-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citation: MORAIS, Leonardo Monteiro de. Os tempos do rio: passados presentes futuros ancestrais no ensino de história. 2023. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Abstract: Este trabalho propõe uma abordagem da temática indígena à luz da discussão sobre as tempo- ralidades históricas. Partindo de uma extensa revisão bibliográfica, a pesquisa aponta que o entrecruzamento entre as questões da história indígena e das temporalidades pode ser provei- toso para o ensino de história na Educação Básica, tendo em vista o problema da invisibilização indígena e a ausência de protagonismo autóctone na narrativa histórica escolar, além da dificul- dade mais ampla de compreensão das temporalidades históricas por parte dos estudantes. O título, simultaneamente, faz referência ao ocultamento da agência indígena, em especial no Rio de Janeiro, e sugere que os vínculos que as sociedades humanas estabelecem com o meio am- biente codificam suas maneiras de lidar também com o tempo. Como produto, esta dissertação oferece uma sequência didática direcionada para turmas de 7o do Ensino Fundamental, cujo tema é o protagonismo histórico dos índios aldeados na capitania do Rio de Janeiro durante o período colonial e a destacada atuação indígena no cenário político atual.
Abstract: This work proposes an approach to the indigenous theme in the light of the discussion on tem- poralities. Starting from an extensive bibliographic, this research points out that the intersection between issues of indigenous history and temporalities can be beneficial for teaching history in Basic Education, in view of the problem of indigenous invisibilization and the absence of au- tochthonous protagonism in the school historical narrative, in addition to the broader difficulty of understanding historical temporalities by students. The title simultaneously refers to the con- cealment of indigenous agency, especially in Rio de Janeiro, and suggests that the bonds that human societies establish with the environment codify their ways of dealing with time as well. As a product, this dissertation offers a didactic sequence aimed at seventh grade elementary school classes, whose theme is the historical protagonism of the indigenous people living in the captaincy of Rio de Janeiro during the colonial period and their remarkable performance in the current political scenario.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20130
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Leonardo Monteiro de Morais.Pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.