Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20167
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Interação verbal interescolar: o papel do locutor do ensino fundamental com interlocutores distintos |
Otros títulos: | Interschool verbal interaction: the role of the elementary school speaker with different interlocutors |
Autor: | Teixeira, Adriana Maria |
Orientador(a): | Santos, Angela Marina Bravin dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Angela Marina Bravin dos |
Segundo membro da banca: | Paixão, Fábio Sanches |
Terceiro membro da banca: | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
Palabras clave: | Interação verbal interescolar;Ensino Fundamental;Circuito didático;Interschool verbal interaction;Elementary Education;Didactic circuit |
Área(s) do CNPq: | Letras Letras |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 2-jul-2024 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citación: | TEIXEIRA, Adriana Maria. Interação verbal interescolar: o papel do locutor do ensino fundamental com interlocutores distintos. 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Resumen: | Esta pesquisa visa a contribuir para o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas, relacionadas à locução e interlocução de alunos do Ensino Fundamental (EF). Para tanto, foram idealizadas, com base no circuito interno e externo do jogo comunicativo nos moldes de Charaudeau (2004, 2008), estratégias didáticas direcionadas a estudantes do nono ano do EF de modo a se relacionarem com interlocutores distintos: alunos do terceiro ano do Ensino Médio (EM), professores e coordenadores de um colégio estadual. O objetivo principal, portanto, é preparar ações específicas para os alunos do nono ano do EF que permitam sua interlocução com os participantes de um colégio de EM. A fim oferecer aos locutores conhecimentos para a interlocução, foram estabelecidos 5 objetivos específicos: 1) criar atividades de leitura de O Alienista, de Machado de Assis, na versão tradicional e em História em Quadrinhos, e de comparação entre essas duas versões; 2) desenvolver estratégias específicas de interlocução para os participantes do EM de modo a relacioná-las às ações pensadas para o objetivo principal; 3) articular estratégias linguístico-discursivas, com base em diferentes gêneros discursivos, de modo a levar os alunos do EF a interagirem com os participantes do EM; 4) selecionar meios presenciais e virtuais compatíveis com esta proposta para facilitar a interlocução entre os alunos do EF e os participantes do EM; e 5) criar os contextos para os alunos do EF atuarem nos circuitos internos e externos do jogo comunicativo. Em função desses objetivos, além de Charaudeau (2004, 2008), esta pesquisa toma por base Bakhtin (2011) e Koch (2018, 2021). Pauta-se, ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como metodologia para a organização das referidas ações, as etapas nas quais estão inseridas, nomeadas de Circuito didático, seguem os princípios da Aprendizagem Colaborativa (Behrens, 2004). |
Abstract: | This research aims to contribute to the development of linguistic-discursive skills, related to speech and interlocution, of Elementary School (EF) students. To this end, based on the internal and external circuit of the communicative game along the lines of Charaudeau (2004, 2008), didactic strategies aimed at ninth-year PE students were devised in order to relate to different interlocutors: third-year PE students High School (EM), teachers and coordinators of a state school. The main objective, therefore, is to prepare specific actions for ninth-year PE students that allow them to interact with participants at an EM school. In order to offer speakers knowledge for interlocution, 5 specific objectives were established: 1) create reading activities for The Alienist, by Machado de Assis, in the traditional version and in Comics, and comparison between these two versions; 2) develop specific dialogue strategies for EM participants in order to relate them to the actions designed for the main objective; 3) articulate linguistic-discursive strategies, based on different discursive genres, in order to encourage PE students to interact with EM participants; 4) select face-to-face and virtual means compatible with this proposal to facilitate dialogue between PE students and EM participants; and 5) create contexts for PE students to act in the internal and external circuits of the communicative game. Due to these objectives, in addition to Charaudeau (2004, 2008), this research is based on Bakhtin (2011) and Koch (2018, 2021). It is also based on the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC). As a methodology for organizing these actions, the stages in which they are inserted, called Didactic Circuit, follow the principles of Collaborative Learning (Behrens, 2004). |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20167 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024 - Adriana Maria Teixeira.pdf | 5.92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.