Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20218
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cabral, Camila Brito Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T13:50:28Z | - |
dc.date.available | 2025-02-27T13:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Camila Brito Pereira. Maio Laranja: uma sequência didática sobre o gênero pôster destinada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20218 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) e um caderno pedagógico, contendo atividades sobre o gênero pôster e a temática “Maio Laranja” - mês de conscientização do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa propositiva, cujos produtos são adaptados, por se destinarem, originalmente, a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal situada em Nova Iguaçu/RJ e a professores dessa mesma rede de ensino. Em linhas gerais, pretende-se contribuir para o trabalho com gêneros textuais/discursivos nos anos iniciais da Educação Básica (Fávero; Andrade; Aquino, 2000; Marcuschi, 2010; Bakthin, 2003; Leal, 2012, entre outros que constam das referências). Mais especificamente, visa-se a: i) expor as características e funcionalidades dos pôsteres; ii) conscientizar os alunos quanto ao tema “Maio Laranja”, reunindo textos de diferentes gêneros a seu respeito; e iii) ampliar a sua competência comunicativa, desenvolvendo determinadas habilidades relativas às modalidades falada e escrita da Língua Portuguesa. Deseja-se, assim, atinar o aprendizado contextualizado de práticas de oralidade e de letramento, através de uma temática que, a partir do ano de 2022, ganha a visibilidade de uma lei federal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Gênero pôster | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Maio Laranja | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Poster genre | pt_BR |
dc.subject | Following teaching | pt_BR |
dc.subject | Orange May | pt_BR |
dc.subject | Orality | pt_BR |
dc.title | Maio Laranja: uma sequência didática sobre o gênero pôster destinada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Orange May: a didactic sequence on gender poster aimed at students in the 5th grade of elementary school | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This dissertation presents a didactic sequence (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) and a pedagogical notebook containing activities on the genre of posters and the thematic "Orange May" - a month for raising awareness about combating the sexual abuse and exploitation of children and adolescents. It is a propositive research, whose products are adapted, as they are originally intended for fifth-grade elementary school students at a municipal school located in Nova Iguaçu/RJ, and also teachers in the same educational network. In general terms, it is intended to contribute to the work with textual/discursive genres in the early years of Basic Education (Fávero; Andrade; Aquino, 2000; Marcuschi, 2010; Bakthin, 2003; Leal, 2012, among others listed in the references). More specifically, the objectives are: i) to present the characteristics and functionalities of the poster; ii) to raise awareness among students about the "Orange May" theme, gathering texts of different genres about it; and iii) to enhance their communicative competence, developing certain skills related to the spoken and written modalities of the Portuguese Language. Thus, the purpose is to focus on the contextualized learning of oral and literacy practices through a theme that, since the year 2022, gains the visibility of a federal law. | en |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Fabiane de Mello Vianna Rocha Teixeira Rodrigues do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | Não informado | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha Teixeira Rodrigues do | - |
dc.contributor.referee2 | Castanheira, Dennis da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Marli Hermenegilda | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0268102657254231 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Camila Brito Pereira Cabral.Pdf | 4.82 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.