Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20218
Tipo do documento: Dissertação
Título: Maio Laranja: uma sequência didática sobre o gênero pôster destinada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Otros títulos: Orange May: a didactic sequence on gender poster aimed at students in the 5th grade of elementary school
Autor: Cabral, Camila Brito Pereira
Orientador(a): Nascimento, Fabiane de Mello Vianna Rocha Teixeira Rodrigues do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha Teixeira Rodrigues do
Segundo membro da banca: Castanheira, Dennis da Silva
Terceiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Palabras clave: Escrita;Gênero pôster;Sequência didática;Maio Laranja;Oralidade;Writing;Poster genre;Following teaching;Orange May;Orality
Área(s) do CNPq: Letras
Letras
Idioma: por
Fecha de publicación: 3-jul-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: CABRAL, Camila Brito Pereira. Maio Laranja: uma sequência didática sobre o gênero pôster destinada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumen: Esta dissertação apresenta uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) e um caderno pedagógico, contendo atividades sobre o gênero pôster e a temática “Maio Laranja” - mês de conscientização do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa propositiva, cujos produtos são adaptados, por se destinarem, originalmente, a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal situada em Nova Iguaçu/RJ e a professores dessa mesma rede de ensino. Em linhas gerais, pretende-se contribuir para o trabalho com gêneros textuais/discursivos nos anos iniciais da Educação Básica (Fávero; Andrade; Aquino, 2000; Marcuschi, 2010; Bakthin, 2003; Leal, 2012, entre outros que constam das referências). Mais especificamente, visa-se a: i) expor as características e funcionalidades dos pôsteres; ii) conscientizar os alunos quanto ao tema “Maio Laranja”, reunindo textos de diferentes gêneros a seu respeito; e iii) ampliar a sua competência comunicativa, desenvolvendo determinadas habilidades relativas às modalidades falada e escrita da Língua Portuguesa. Deseja-se, assim, atinar o aprendizado contextualizado de práticas de oralidade e de letramento, através de uma temática que, a partir do ano de 2022, ganha a visibilidade de uma lei federal.
Abstract: This dissertation presents a didactic sequence (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) and a pedagogical notebook containing activities on the genre of posters and the thematic "Orange May" - a month for raising awareness about combating the sexual abuse and exploitation of children and adolescents. It is a propositive research, whose products are adapted, as they are originally intended for fifth-grade elementary school students at a municipal school located in Nova Iguaçu/RJ, and also teachers in the same educational network. In general terms, it is intended to contribute to the work with textual/discursive genres in the early years of Basic Education (Fávero; Andrade; Aquino, 2000; Marcuschi, 2010; Bakthin, 2003; Leal, 2012, among others listed in the references). More specifically, the objectives are: i) to present the characteristics and functionalities of the poster; ii) to raise awareness among students about the "Orange May" theme, gathering texts of different genres about it; and iii) to enhance their communicative competence, developing certain skills related to the spoken and written modalities of the Portuguese Language. Thus, the purpose is to focus on the contextualized learning of oral and literacy practices through a theme that, since the year 2022, gains the visibility of a federal law.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20218
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024 - Camila Brito Pereira Cabral.Pdf4.82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.