Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20226
Tipo do documento: Dissertação
Title: Da pronominalização a outras estratégias remissivas: o desenvolvimento da coesão textual na produção do texto escrito
Other Titles: From pronominalization to other remissive strategies: the development of textual cohesion in the production of written text
Authors: Albuquerque, Patrícia Cristina Ferreira de
Orientador(a): Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Primeiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Segundo membro da banca: Assis, Eleone Ferraz de
Terceiro membro da banca: Freire, Gilson Costa
Keywords: Pronominalização;Referenciação;Fábula;Ensino;Pronominalization;Referencing;Genre Fable;Teaching
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 11-Nov-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ALBUQUERQUE, Patrícia Cristina Ferreira de. Da pronominalização a outras estratégias remissivas: o desenvolvimento da coesão textual na produção do texto escrito. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Abstract: A pronominalização é uma estratégia de coesão bastante empregada cotidianamente. Consiste na retomada por um pronome de um item lexical já ativado no texto, sendo um recurso importante na atividade de manutenção em foco de um determinado referente textual. Ocorre que, para construções textuais mais elaboradas, a pronominalização necessita ser combinada com outras estratégias de coesão, o que pode resultar em um acréscimo de sentidos aos textos produzidos, já que a retomada por pronome, em geral, não promove a evolução tópica do texto. Em grande parte das produções escritas dos estudantes, observados durante as aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual em uma unidade de ensino da rede pública estadual do Rio de Janeiro, verificou-se significativa quantidade de ocorrências da pronominalização, motivando o estudo. O estudo, então, preocupa-se em construir uma proposta didática de ampliação do repertório de mecanismos de referenciação voltada, principalmente, aos aprendizes do sétimo ano do Ensino Fundamental, a partir do gênero narrativo fábula. Para a condução do trabalho, foram selecionados autores renomados na área dos estudos da Linguística de Texto, como Koch (2005, 2013, 2018), Koch e Elias (2018), Marcuschi (2008, 2016), Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2009). Além disso, recorremos à valiosa contribuição do filósofo da linguagem Bakhtin (2016), que fundamentou parte considerável dos estudos discursivos. O gênero textual fábula, selecionado para envolver os alunos no processo da leitura até a escrita, oportuniza a proximidade e familiaridade ao texto, dado que o tipo textual narrativo (propício para a observação e tratamento da pronominalização) encontra-se desde o início do contato linguístico escolar.
Abstract: Pronominalization is a cohesion strategy that is widely used in everyday life. It is the retaking by a pronoun of a lexical item already activated in the text, being an important resource in the activity of keeping in focus a particular textual referente. It turns out that, for more elaborate textual constructions, pronominalization needs to be combined with other cohesion strategies, which can result in an addition of meanings to the texts produced, since the pronoun retaking, in general, does not promote the topical evolution of the text. In a large part of the students' written productions, observed during Portuguese Language and Text Production classes at a public school in Rio de Janeiro, a significant number of occurrences of pronominalization were found, motivating this study. The study, then, is concerned in building a didactic proposal to expand the repertoire of referencing mechanisms aimed mainly to learners of the seventh grade of Elementary School, using the narrative genre fable as a starting point. To conduct the work, renowned authors in the field of text linguistics studies were selected, such as Koch (2005, 2013, 2018), Koch and Elias (2018), Marcuschi (2008, 2016), Mondada and Dubois (2003), Cavalcante (2009). In addition, we appeal to the valuable contribution of the language philosopher Bakhtin (2016), who has grounded a considerable part of discourse studies. The textual genre fable, selected to involve students in the process from reading to writing, provides the opportunity for proximity and familiarity to the text, considering that the narrative textual type (conducive to the observation and treatment of pronominalization) is found since the beginning of the school linguistic contact.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20226
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Patrícia Cristina Ferreira de Albuquerque.Pdf8.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.