Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20379
Tipo do documento: Tese
Title: Visualizar é mais do que ver: um estudo sobre o processo de visualização utilizando papel, lápis e o aplicativo GeoGebra 3D
Other Titles: Visualizar es más que ver: un estudio del proceso de visualización utilizando papel, lápiz y la aplicación GeoGebra 3D
Visualizing is more than just seeing: a study of the visualization process using paper, pencil and the GeoGebra 3D application
Authors: Settimy, Thaís Fernanda de Oliveira
Orientador(a): Bairral, Marcelo Almeida
Primeiro membro da banca: Bairral, Marcelo Almeida
Segundo membro da banca: Vieira, Bruno Matos
Terceiro membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Quarto membro da banca: Leivas, José Carlos Pinto
Quinto membro da banca: Amaral, Rúbia Barcelos
Keywords: Visão Espacial;Ambientes de Geometria Dinâmica;Licenciatura em Matemática;Visión Espacial;Ambientes de Geometría Dinámica;Licenciatura en Matemáticas;Spatial Vision;Dynamic Geometry Environments;Degree in Mathematics
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 17-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SETTIMY, Thaís Fernanda de Oliveira. Visualizar é mais do que ver: um estudo sobre o processo de visualização utilizando papel, lápis e o aplicativo GeoGebra 3D. 2022. 106 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
Abstract: Em nosso cotidiano há uma variedade de formas e sólidos geométricos, principalmente as que possuem três dimensões. Contudo, muitas aulas de Matemática ainda estão centradas em identificar e nomear figuras planas e no uso de figuras estáticas. Assim, surge a necessidade de refletir a respeito do papel da Geometria no currículo de Matemática. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel da visualização no desenvolvimento do pensamento geométrico e analisar contribuições e dificuldades relacionadas a este processo em atividades de Geometria Espacial, utilizando papel e lápis e o GeoGebra em sua versão para smartphone. O trabalho de campo ocorreu ao longo do segundo semestre de 2019, no âmbito da disciplina Ensino de Matemática II, tendo como sujeitos de pesquisa quatorze Licenciandos em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos mediante registros escritos dos estudantes provenientes das folhas de atividades e da produção do quadro comparativo de conceitos e experiências sobre visualização e o ensino e a aprendizagem de Geometria, gravações de áudio, capturas e gravações da tela de seus smartphones utilizando o aplicativo GeoGebra. Identificamos inicialmente que os sujeitos demonstraram dificuldades em visualizar e representar as seções do cubo, além de apresentarem alguns impasses para justificar seus processos de resolução das atividades. A visualização, como uma habilidade importante do pensamento matemático, consiste em um processo individual que não é inato e, portanto, precisa ser ensinado. Resultados revelam que a visualização é importante para compreender conceitos geométricos. Cada aluno possui uma forma específica de aprender e ao dar a possibilidade de o estudante comunicar sua estratégia de resolução e compartilhar suas reflexões sobre a atividade, conseguimos compreender melhor sua forma de pensar e identificar suas dificuldades envolvendo a visualização. Isso só será possível mediante a implementação de práticas que incentivem a justificativa e que deem espaço para novas formas de pensar. As atividades desenvolvidas contribuíram para aumentar o nível de consciência dos futuros professores sobre o quanto é importante aprender a visualizar e estar aberto ao diálogo e reflexão sobre seu próprio aprendizado. Defendemos que a utilização de diferentes recursos didáticos favorece a experimentação, a construção e a manipulação de imagens mentais, assim como auxilia o estudante a superar dificuldades relacionadas à visualização e à representação, que devem ser vistas como processos imbricados. A pesquisa inova ao inserir atividades com o GeoGebra (em smartphone e em 3D) e por potencializar o desenvolvimento da visualização mediante registros e justificativas diversas.
Abstract: En nuestra vida cotidiana existen una gran variedad de formas y sólidos geométricos, especialmente los que tienen tres dimensiones. Sin embargo, muchas clases de Matemáticas todavía se centran en identificar y nombrar figuras planas y el uso de figuras estáticas. Surge así la necesidad de reflexionar sobre el papel de la Geometría en el currículo de Matemáticas. Esta investigación tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de la visualización en el desarrollo del pensamiento geométrico y analizar las contribuciones y dificultades relacionadas con este proceso en las actividades de Geometría Espacial, utilizando papel y lápiz y GeoGebra en su versión para teléfonos inteligentes. El trabajo de campo se realizó durante el segundo semestre de 2019, en el ámbito de la disciplina Enseñanza de las Matemáticas II, con catorce Estudiantes de la Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Federal Rural de Rio de Janeiro como sujetos de investigación. Los datos fueron producidos a través de registros escritos de los estudiantes a partir de las fichas de actividades y la elaboración del cuadro comparativo de conceptos y experiencias sobre la visualización y la enseñanza y aprendizaje de la Geometría, grabaciones de audio, capturas y grabaciones de la pantalla de sus smartphones utilizando la aplicación GeoGebra. Inicialmente, identificamos que los sujetos demostraron dificultades para visualizar y representar las secciones del cubo, además de presentar algunos impasses para justificar sus procesos de resolución de las actividades. La visualización, como una habilidad importante del pensamiento matemático, es un proceso individual que no es innato y, por lo tanto, debe enseñarse. De este modo, defendemos que el uso de diferentes recursos didácticos favorece la experimentación, construcción y manipulación de imágenes mentales, además de ayudar al alumno a superar las dificultades relacionadas con la visualización y la representación. Los resultados revelan que la visualización es importante para comprender los conceptos geométricos. Cada alumno tiene una forma específica de aprender y al darle la oportunidad al alumno de comunicar su estrategia de resolución y compartir sus reflexiones sobre la actividad, podemos comprender mejor su forma de pensar e identificar sus dificultades relacionadas con la visualización. Esto sólo será posible a través de la implementación de prácticas que fomenten la justificación y den cabida a nuevas formas de pensar. Las actividades desarrolladas contribuyeron a elevar el nivel de conciencia de los futuros docentes sobre lo importante que es aprender a visualizar y estar abiertos al diálogo y la reflexión sobre su propio aprendizaje.
In our daily lives there are a variety of shapes and geometric solids, especially those with three dimensions. However, many Mathematics classes are still centred on identifying and naming plane figures and the use of static figures. Thus, the need arises to reflect on the role of Geometry in the Mathematics curriculum. This research aims to reflect on the role of visualization in the development of geometric thinking and to analyze contributions and difficulties related to this process in Spatial Geometry activities, using paper and pencil and GeoGebra in its smartphone version. The field work took place during the second half of 2019, within the scope of the Teaching of Mathematics II discipline, with fourteen prospective mathematics teachers from the Federal Rural University of Rio de Janeiro as research subjects. The data were produced through written records of the students from the activity sheets and the production of the comparative table of concepts and experiences on visualization and the teaching and learning of Geometry, audio recordings, captures and recordings of the screen of their smartphones using the application GeoGebra. Initially, we identified that the subjects demonstrated difficulties in visualizing and representing the sections of the cube, in addition to presenting some impasses to justify their processes of solving the activities. Visualization, as an important mathematical thinking skill, is an individual process that is not innate and therefore needs to be taught. In this way, we defend that the use of different didactic resources favours the experimentation, construction, and manipulation of mental images, as well as helping the student to overcome difficulties related to visualization and representation. Results reveal that visualization is important to understand geometric concepts. Each student has a specific way of learning and by giving the student the opportunity to communicate their resolution strategy and share their reflections on the activity, we can better understand their way of thinking and identify their difficulties involving visualization. This will only be possible through the implementation of practices that encourage justification and make room for new ways of thinking. The activities developed contributed to raise the level of awareness of future teachers about how important it is to learn to visualize and be open to dialogue and reflection on their own learning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20379
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Thaís Fernanda de Oliveira Settimy.Pdf2.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.