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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20771
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O dito pelo não dito. A constituição de sentidos pela anáfora indireta em memes |
Other Titles: | The said for the unsaid. The constitution of meanings through indirect anaphora in memes |
Authors: | Lemos, Leandro Falcon |
Orientador(a): | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
Segundo membro da banca: | Chaves, Charleston de Carvalho |
Terceiro membro da banca: | Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha Teixeira Rodrigues do |
Keywords: | linguística textual;multimodalidade;meme;compreensão de texto;textual linguistics;multimodality;text comprehension |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Issue Date: | 29-Sep-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | LEMOS, Leandro Falcon. O dito pelo não dito. A constituição de sentidos pela anáfora indireta em memes. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | Os dias da segunda metade do século XXI submetem uma considerável parte da população mundial a uma relação cada vez mais estreita com o mundo digital. Esse, em estado de evolução constante, cria demandas em cada área com que o ser humano está envolvido, como a linguística, em especial a textual. O texto, portanto, em seu processo de criação e de compreensão, deve ir ao encontro das propostas de inovação provenientes das relações estabelecidas entre homem e tecnologia para ser uma ferramenta pertinente e eficaz para o exercício da comunicação. Imbuídas dessa consciência, as linhas que compõem este trabalho acadêmico buscam analisar qualitativamente os processos de compreensão e de interpretação de textos multimodais do gênero meme para gerar produtos didáticos que auxiliem o desenvolvimento da habilidade de leitura dos discentes do nono ano do ensino fundamental a partir de variados registros da linguagem. Especificamente, o objetivo deste estudo é a elaboração de uma sequência didática e dois cadernos de atividades didático-pedagógicas de leitura na/a partir da materialidade multimodal do gênero textual meme, tendo-se como conceito teórico central o de Anáfora Indireta (AI), acerca do qual são desenvolvidas essas atividades. O aporte teórico que subsidia esse estudo e a consequente proposta de atividades situa-se no campo de estudos da Linguística Textual, nos estudos sobre os processos de referenciação, conforme o tratamento dado pelas nossas principais referências, que são Antunes (2005; 2017), Koch (2007), Koch e Elias (2021), Koch e Travaglia (2006) e Marcuschi (2001; 2004; 2008). |
Abstract: | The days of the second half of the 21st century subject a considerable part of the world's population to an increasingly close relationship with the digital world. This, in a state of constant evolution, creates demands in every area with which human beings are involved, such as linguistics, especially textual. The text, therefore, in its process of creation and understanding, must meet the innovation proposals arising from the relationships established between man and technology to be a relevant and effective tool for the exercise of communication. Imbued with this awareness, the lines that make up this academic work seek to qualitatively analyze the processes of understanding and interpreting multimodal texts of the meme genre to generate teaching products that help develop the reading skills of students in the ninth year of elementary school from varied registers of language. Specifically, the objective of this study is the elaboration of a didactic sequence and two notebooks of didactic-pedagogical reading activities in/from the multimodal materiality of the meme textual genre, having as its central theoretical concept that of Indirect Anaphora (AI), around which these activities are developed. The theoretical contribution that supports this study and the consequent proposal of activities is located in the field of studies of Textual Linguistics, in studies on referencing processes, according to the treatment given by our main references, which are Antunes (2005; 2017), Koch (2007), Koch and Elias (2021), Koch and Travaglia (2006) and Marcuschi (2001; 2004; 2008). |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20771 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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