Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20887
Tipo do documento: Dissertação
Title: Patrimônio científico e tecnológico na educação profissional: movimentos de identificação e preservação
Other Titles: Scientific and technological heritage in professional education: identification and preservation movements
Authors: Haddad, Emiliane Pinto Coelho
Orientador(a): Pereira, Raquel Alvitos
Primeiro coorientador: Martins, Monica de Souza Nunes
Primeiro membro da banca: Martins, Monica de Souza Nunes
Segundo membro da banca: Pereira, Raquel Alvitos
Terceiro membro da banca: Corrêa, Maria Letícia
Quarto membro da banca: Mello, Janaina Cardoso de
Quinto membro da banca: Reis, Thiago de Souza dos
Keywords: Patrimônio Científico e Tecnológico;Educação Profissional e Tecnológica;Centros de Memória;Scientific and Technological Heritage;Professional and Technological Education;Memory Centers
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Citation: HADDAD, Emiliane Pinto Coelho. Patrimônio científico e tecnológico na educação profissional: movimentos de identificação e preservação. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: A proposta deste trabalho tem por objetivo analisar iniciativas de identificação e preservação do Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia nas Escolas Técnicas (PCC&T), até então pouco investigadas. Essas unidades escolares constituem importantes espaços de guarda de objetos científicos e tecnológicos utilizados no ensino técnico e profissional, reservando acervos ainda inexplorados. Em virtude da existência de unidades escolares profissionalizantes centenárias incorporadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e somando-se a isso a aquisição de equipamentos para os laboratórios de aulas como: ferramentas, maquinários, utensílios, aparelhos, manuais e materiais didáticos, entre outros, depreende-se que o Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia (PCC&T) nestas instituições é gigantesco. Vale ressaltar que os avanços tecnológicos modificaram as formas de produção existentes, à medida que o mundo se transformou e modernizou. Tais mudanças impactaram diretamente na educação profissional e, consequentemente, nos materiais e equipamentos utilizados e produzidos no ensino técnico. Obsoletos, muitos destes objetos, foram sendo descartados ou retirados do ensino, ocasionando o descarte sem critérios. Neste sentido, o presente trabalho pretende contribuir para o debate acerca da preservação da memória do patrimônio científico e tecnológico, por sua vez, tão valioso para a nossa sociedade. O conjunto de unidades educacionais da Rede FAETEC congrega um valioso acervo escolar histórico específico da formação técnico-profissional do Estado do Rio de Janeiro. Portanto, precisa ser preservado pela relevância do testemunho das transformações científicas e tecnológicas ocorridas ao longo do tempo no mundo do trabalho e ensino técnico. Por fim, a presente temática versa sobre ressaltar a importância da preservação do Patrimônio da Ciência e Tecnologia na Educação Profissional como construção da cidadania e da identidade coletiva.
Abstract: The purpose of this work aims to analyze initiatives for identifying and preserving the Cultural Heritage of Science and Technology in Technical Schools (PCC&T), which have previously been little investigated. These school units constitute important storage spaces for scientific and technological objects used in technical and professional education, reserving collections that are still unexplored. Due to the existence of centuries-old vocational school units incorporated into the Technical School Support Foundation (FAETEC) and in addition to this the acquisition of equipment for classroom laboratories such as: tools, machinery, utensils, apparatus, manuals, teaching materials, among others, it appears that the Cultural Heritage of Science and Technology (PCC&T) in these institutions is gigantic. It is worth mentioning that technological advances have modified existing forms of production, as the world has transformed and modernized. Such changes directly impacted professional education and, consequently, the materials and equipment used and produced in technical education. Obsolete, many of these objects were being discarded or removed from teaching, leading to disposal without criteria. In this sense, this work aims to contribute to the debate about preserving the memory of scientific and technological heritage, which is so valuable to our society. The set of educational units of the FAETEC Network brings together a valuable historical school collection specific to technical-professional training in the State of Rio de Janeiro. Therefore, it needs to be preserved due to the relevance of witnessing the scientific and technological transformations that have occurred over time in the world of work and technical education. Finally, this theme is about highlighting the importance of preserving the Heritage of Science and Technology in Professional Education as a construction of citizenship and collective identity.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20887
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Emiliane Pinto Coelho Haddad.pdf3.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.