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Tipo do documento: Tese
Title: Investigação dos aspectos psicológicos da asma parcialmente controlada em adolescentes: proposta de intervenção embasada na terapia-cognitivo comportamental com foco em esquemas
Other Titles: Investigation of psychological aspects of partially controlled asthma in adolescents: proposal for intervention based on cognitive behavioral therapy with a focus on schemas
Authors: Braga, Alissandra Marques
Orientador(a): Borges, Lilian Maria
Primeiro coorientador: Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Primeiro membro da banca: Borges, Lilian Maria
Segundo membro da banca: Santos, Jaqueline Rocha Borges dos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Valéria Marques de
Quarto membro da banca: Pacheco, Patricia Maria de Azevedo
Quinto membro da banca: Campos, Luís Antônio Monteiro
Keywords: Asma;Adolescência;Terapia Cognitivo Comportamental;Esquemas;Asthma;Adolescence;Cognitive Behavioral Therapy;Schemas
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 13-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: BRAGA, Alissandra Marques. Investigação dos aspectos psicológicos da asma parcialmente controlada em adolescentes: proposta de intervenção embasada na terapia-cognitivo comportamental com foco em esquemas. 2023. 136 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Introdução: Vivenciar uma doença crônica comumente afeta a qualidade de vida do indivíduo e de sua família, além do tratamento impactar economicamente o sistema de saúde. A asma é uma das principais doenças crônicas não transmissíveis a acometer pessoas na adolescência, fase do ciclo de vida marcada por transformações, descobertas e tomada de decisões. As limitações impostas por crises asmáticas súbitas podem desencadear sintomas depressivos e ansiosos e contribuir para o agravamento das crises, gerando um quadro de comorbidades. Objetivo: Analisar os efeitos de uma intervenção psicológica integrativa, individual, de base Cognitivo-comportamental com foco em Esquemas, no estado emocional através da flexibilização de Esquema e mudanças de comportamento frente ao gatilho de crises asmáticas em adolescentes. Método: Estudo de caso múltiplo, com participação de três adolescentes com asma parcialmente controlada, conduzido numa Clínica Multiprofissional privada situada na região Sul Fluminense. A pesquisa foi organizada em três etapas: a) Avaliação do perfil clínico e psicológico do adolescente, b) intervenção psicológica e c) reavaliação pós-intervenção. A avaliação clínica seguiu critérios e instrumentos pautados no Global Initiative for Asthma (GINA), sendo o Asthma Control Test – ACT utilizado para verificar o grau de controle da asma. O perfil psicológico foi investigado com base em entrevistas psicológicas com os adolescentes e seus responsáveis, bem como com a aplicação do Questionário de Personalidade para Criança e Adolescente (EPQ – J), Questionário de Esquema de Young para adolescentes (QEA, forma reduzida), Escala Multidimensional de ansiedade para Crianças (MASC) e Escala Baptista de Depressão - Versão Infanto-Juvenil (EBADEP-IJ). A intervenção foi composta por nove sessões psicoterápicas em que se utilizou técnicas integrativas da Terapia Cognitivo- comportamental e da Terapia de Esquemas. Uma análise narrativa foi realizada a partir dos relatos verbais e produção textual dos participantes sobre suas experiências, bem como das anotações no Diário de campo da pesquisadora. Resultados: Foram verificados níveis moderados de ansiedade nos três participante e classificação dos sintomas de depressão predominantemente como leves. Houve predominância no Traço de Personalidade Neuroticismo e no Esquema Inicial Desadaptativo Vulnerabilidade ao Dano e à Doença. O medo destacou-se como emoção predominante e o comportamento Evitativo como modo principal de enfrentamento. Análises das narrativas evidenciaram melhora na adesão ao medicamento de controle para asma e mudanças de comportamento frente às situações com potencial para crise asmática. A psicoeducação atuou como uma ferramenta importante neste processo. Conclusão: Ressalta-se a necessidade de aprofundar a investigação com relação ao perfil familiar, bem como a importância do desenvolvimento de políticas públicas que corroborem para implementação de intervenções psicológicas como coadjuvantes no manejo da asma.
Abstract: Introduction: Experiencing a chronic illness commonly affects the quality of life of the individual and their family, in addition to the treatment having an economic impact on the health system. Asthma is one of the main chronic non-communicable diseases that affects people during adolescence, a phase of the life cycle marked by transformations, discoveries and decision-making. The limitations imposed by sudden asthma attacks can trigger depressive and anxious symptoms and contribute to the worsening of attacks, generating a picture of comorbidities. Objective: To analyze the effects of an integrative, individual, cognitive- behavioral psychological intervention focusing on Schemes, on the emotional state through the flexibility of Schemes and changes in behavior in the face of the trigger for asthma attacks in adolescents. Method: Multiple case study, with the participation of three adolescents with partially controlled asthma, carried out in a private Multiprofessional Clinic located in the southern region of Rio de Janeiro. The research was organized into three stages: a) Assessment of the adolescent's clinical and psychological profile, b) psychological intervention and c) post- intervention reassessment. The clinical assessment followed criteria and instruments based on the Global Initiative for Asthma (GINA), with the Asthma Control Test – ACT used to verify the degree of asthma control. The psychological profile was investigated through psychological interviews with adolescents and their guardians, as well as the application of the Personality Questionnaire for Children and Adolescents (EPQ – J), Young Schema Questionnaire for adolescents (QEA, reduced form), Multidimensional Scale Anxiety Scale for Children (MASC) and Baptista Depression Scale – Children and Youth Version (EBADEP-IJ). The intervention consisted of nine psychotherapeutic sessions using integrative techniques from Cognitive- Behavioral Therapy and Schema Therapy. Narrative analysis was carried out based on participants' verbal reports and textual production about their experiences, in addition to notes in the researcher's field diary. Results: Moderate levels of anxiety were found in the three participants and symptoms of depression were predominantly classified as mild. There was a predominance of the Personality Trait Neuroticism and the Initial Maladaptive Schema of Vulnerability to Harm and Illness. Fear was highlighted as the predominant emotion and avoidant behavior as the main form of coping. The analysis of the narratives showed an improvement in adherence to medication to control asthma and changes in behavior when faced with situations with the potential for an asthma attack. Psychoeducation acted as an important tool in this process. Conclusion: The need to deepen research on the family profile is highlighted, as well as the importance of developing public policies that support the implementation of psychological interventions as adjuvants in the management of asthma.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21106
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

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