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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21114| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Circuito didático para ensino do modo imperativo no fundamental II |
| Other Titles: | Didactic circuit for teaching the imperative mode in elementary school II |
| Authors: | Nascimento, Tatiana de Fatima Caldas do |
| Orientador(a): | Santos, Angela Marina Bravin dos |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Angela Marina Bravin dos |
| Segundo membro da banca: | Baião, Jonê Carla |
| Terceiro membro da banca: | Nascimento, Fabiane de Mello Yianna da Rocha T. Rodrigues do |
| Keywords: | Modo imperativo;Injunção;Gêneros textuais;Aprendizagem colaborativa;Imperative mood;Injunction;Textual genres;Collaborative learning |
| Área(s) do CNPq: | Letras Letras |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 8-Jul-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Citation: | NASCIMENTO, Tatiana de Fatima Caldas do. Circuito didático para ensino do modo imperativo no fundamental II. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
| Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo contribuir para o ensino-aprendizagem da realização do modo verbal imperativo, visando à fala e à escrita em situações de maior ou menor monitoramento. Como as regras desse modo prescritas pelas gramáticas normativas dificilmente se realizam na linguagem em uso, propõe-se uma mediação, para o Ensino Fundamental, que parta da fala espontânea do aluno para a escrita. Pretende-se, assim, elaborar de maneira propositiva um circuito didático que trabalhe com o imperativo no tipo textual injuntivo e em variados gêneros textuais, a fim de relacionar o ensino das formas verbais à leitura e à produção de textos. Nesse sentido, tomaremos por base a noção de contínuo oralidade-letramento, nos moldes de Bortoni-Ricardo (2004, 2005) e de Marcuschi (2001, 2008, 2010). Para didatizar o objeto de ensino, modo imperativo, utilizaremos princípios das metodologias colaborativa e ativa, com base em Behrens (2004), Torres e Irala (2014) e Morán (2015). Dessa forma, o referido circuito desenvolve-se em seis etapas, com objetivos e procedimentos específicos, os quais são, além de descritos, analisados quanto a sua funcionalidade. Em relação ao referido modo, apresentaremos e discutiremos, sobretudo, as descrições de Bechara (2009), Rocha Lima (2003), Cunha e Cintra (1985) e Scherre (2007), de modo a encontrar argumentos que fundamentem, e justifiquem, esta proposta. Ao final, as etapas serão reduzidas a fim de se transformar em um produto educacional de apoio à prática professoral no que se refere ao ensino das formas verbais do modo imperativo. |
| Abstract: | The present work aims to contribute to the teaching-learning of the imperative verbal mode, aiming at speaking and writing in situations of more or less monitoring. As the rules prescribed by normative grammars are difficult to implement in the language in use, a mediation is proposed for Elementary Education, which starts from the student's spontaneous speech to writing. The aim is, therefore, to purposefully develop a didactic circuit that works with the imperative in the injunctive textual type and in various textual genres in order to relate the teaching of verbal forms to reading and text production. In this sense, we will take as a basis the notion of the orality-literacy continuum, along the lines of Bortoni-Ricardo (2004, 2005) and Marcuschi (2001, 2008, 2010). To teach the teaching object, imperative mode, we will use principles of collaborative and active methodologies, based on Behrens (2004), Torres; Irala (2014) and Morán (2015). In this way, the aforementioned circuit is developed in six stages, with specific objectives and procedures, which are, in addition to being described, analyzed regarding their functionality. In relation to this mode, we will present and discuss, above all, the descriptions of Bechara (2009), Rocha Lima (2003), Cunha; Cintra (1985) and Scherre (2007), in order to find arguments that support and justify this proposal. In the end, the steps will be reduced in order to become an educational product to support teaching practice regarding the teaching of verb forms in the imperative mood. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21114 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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