Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21259
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Formação continuada online em exercício: professoras dos anos iniciais e o desenvolvimento do conhecimento sobre geometria, grandezas e medidas |
Other Titles: | In-service online continuing education: early years teachers and the development of knowledge about geometry, quantities and measurements |
Authors: | Meireles, Rute Ribeiro |
Orientador(a): | Bairral, Marcelo Almeida |
Primeiro membro da banca: | Bairral, Marcelo Almeida |
Segundo membro da banca: | Kindel, Dora Soraia |
Terceiro membro da banca: | Dias, Marcelo de Oliveira |
Quarto membro da banca: | Manrique, Ana Lúcia |
Quinto membro da banca: | Fonseca, Douglas Silva |
Keywords: | Conhecimento didático da matemática;Conhecimento pedagógico do conteúdo;Formação continuada online em serviço;Educação matemática nos anos iniciais;Didactic knowledge of mathematics;Pedagogical knowledge of the content;Continuing online in-service training;Mathematics education in the early years |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 19-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | MEIRELES, Rute Ribeiro. Formação continuada online em exercício: professoras dos anos iniciais e o desenvolvimento do conhecimento sobre geometria, grandezas e medidas. 2023. 175 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica / Nova Iguaçu, 2023. |
Abstract: | Essa pesquisa contempla uma demanda de formação continuada em exercício de educadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em matemática. O objetivo principal desta investigação é identificar e analisar contribuições de um curso de curta duração ministrado em formato online, e de forma secundária, ilustrar indícios de desenvolvimento nos conhecimentos sobre geometria, grandezas e medidas; e elucidar elementos de práticas e vivências que emergiram ao longo da formação. Trata-se de uma pesquisa-formação e os dados foram produzidos a partir de diários da pesquisadora, registros de atividades realizadas, interações online, questionários e relatos das professoras. Foi analisada a participação de uma das educadoras, incluindo menções à sua trajetória profissional, suas memórias como estudante, suas contribuições durante a participação no curso e explicitação do processo de planejamento e desenvolvimento de tarefas. Também foi realizada uma análise sobre ótica panorâmica e coletiva da participação das professoras concluintes do curso. As análises evidenciam o valor do compartilhamento online de experiências em um grupo de formação e experiências heterogêneas, particularmente, sobre geometria, grandezas e medidas, além de elucidar a pertinência e necessidade da formação docente no formato continuado. Os resultados indicam desenvolvimento nos conhecimentos sobre geometria, grandezas e medidas e, particularmente, evidências da potência de elementos de práticas e de vivências em aula que emergiram no ambiente-formação. A tese defendida é a de que o desenvolvimento dos conhecimentos didáticos da matemática potencializa-se mediante processos interativos sobre reconhecimento de conceitos, de compartilhamento de práticas e de reflexão das vivências pessoais. |
Abstract: | This research contemplates a demand for continued in-service training of educators in the initial years of Elementary School in mathematics. The main objective of this investigation is to identify and analyze contributions from a short course taught in an online format, and secondarily, to illustrate signs of development in knowledge about geometry, quantities and measurements; and elucidate elements of practices and experiences that emerged throughout the training. This is a formation-research and the data was produced from the researcher's diaries, records of activities carried out, online interactions, questionnaires and reports from the teachers. The participation of one of the educators was analyzed, including mentions of her professional trajectory, her memories as a student, her contributions during participation in the course and explanation of the process of planning and developing tasks. An analysis was also carried out from a panoramic and collective perspective of the participation of teachers completing the course. The analyzes highlight the value of sharing experiences online in a training group and heterogeneous experiences, particularly about geometry, magnitudes and measurements, in addition to elucidating the relevance and need for teacher training in an ongoing format. The results indicate development in knowledge about geometry, magnitudes and measurements and, particularly, evidence of the power of elements of practices and classroom experiences that emerged in the training environment. The thesis defended is that the development of didactic knowledge of mathematics is enhanced through interactive processes involving recognition of concepts, sharing of practices and reflection on personal experiences. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21259 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Rute Ribeiro Meireles.pdf | 5.89 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.