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Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise comparativa da inserção dos egressos do Curso de Técnico em Agropecuária no mundo do trabalho no período entre 2000 e 2017: Escola Agrotécnica Federal do Crato, Ceará x Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Crato
Other Titles: Comparative analysis of the insertion of the graduates of the Technical Course in Agriculture in the world of work between 2000 and 2017: Federal Agrotechnic School of Crato, Ceará x Ceará Federal Institute of Education, Science and Technology - Crato Campus
Authors: Barreto, Maria Luiza Cavalcanti Paes
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro coorientador: Villaça, Claudia Luiza Paes Barreto
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Abreu, João Batista Rodrigues de
Terceiro membro da banca: Santos, Francisco Gauberto Barros dos
Keywords: inserção no mundo do trabalho;políticas públicas educacionais;educação profissional;insertion in the world of work;educational public policies;professional education
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 11-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BARRETO, Maria Luiza Cavalcanti Paes. Análise comparativa da inserção dos egressos do Curso de Técnico em Agropecuária no mundo do trabalho no período entre 2000 e 2017: Escola Agrotécnica Federal do Crato, Ceará x Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crato. 2019, 40 f Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.
Abstract: Os institutos federais de educação demonstram forte inserção na área de Pesquisa e Extensão, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estendendo o benefício à comunidade. É importante entender a importância da evolução desse sistema de ensino e sua relação com a inserção e tempo dos egressos no mercado de trabalho, a partir do encerramento do curso. A presente pesquisa faz uma análise comparativa da instituição federal de ensino - Escola Agrotécnica Federal de Crato (2000 a 2008), autarquia federal, com autonomia e sua transformação em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará passando a ser um campus do IFCE (2009 a 2017), correlacionando à implantação das políticas públicas com a resposta da sociedade. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de questionários estruturados e semiestruturados com egressos que concluíram o curso nove anos antes e nove anos depois da respectiva transição no ano de 2008, permitindo concluir que a sua inicialização no mundo do trabalho vem acompanhando as propostas de políticas públicas aplicadas pelo governo federal, no qual a possibilidade de financiamentos estudantis e de acesso às universidades particulares a alunos de baixa renda propõe que o aluno recém-saído do curso técnico dê continuidade aos estudos ao invés de procurar sua inserção no mercado de trabalho, viabilizando o aumento considerável no grau de instrução do aluno e no apoio que esse possa fornecer a sua família após formação.
Abstract: The federal institutes of education demonstrate a strong insertion in the area of Research and Extension, stimulating the development of technical and technological solutions and extending the benefit to the community. It is important to understand the importance of the evolution of this teaching system and its relationship with the insertion and time of the graduates in the labor market, from the closing of the course. This research makes a comparative analysis of the federal teaching institution - Federal Agrotechnical School of Crato (2000 to 2008), federal autonomy, with autonomy and its transformation into the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, becoming a campus of the IFCE (2009 to 2017), correlating to the implementation of public policies with the response of society. The research was carried out through the application of structured and semistructured questionnaires with graduates who completed the course nine years before and nine years after the respective transition in 2008, allowing to conclude that their initiation in the world of work has been following the policy proposals public policies applied by the federal government, in which the possibility of student financing and access to private universities for low-income students proposes that students who leave the technical course should continue their studies instead of seeking their insertion in the labor market, the considerable increase in the student's level of education and the support of the student can provide yours family after training.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21267
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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