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Tipo do documento: Dissertação
Title: (Re) construindo sentidos sobre o protagonismo feminino: uma proposta didático-pedagógica de leitura com base na análise do discurso materialista
Other Titles: (Re) constructing meanings about the feminine in/from fairy tales: a didactic-pedagogical reading proposal based on materialist discourse analysis
Authors: Vieira, Jaqueline da Costa
Orientador(a): Fonseca, Rivia Silveira
Primeiro membro da banca: Fonseca, Rivia Silveira
Segundo membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Terceiro membro da banca: Costa, Thaís de Araujo da
Keywords: Leitura;Discurso;Análise do Discurso Materialista;Protagonismo feminino;Reading Practices;Discourse Analysis;Female Protagonism
Área(s) do CNPq: Letras
Letras
Idioma: por
Issue Date: 19-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: VIEIRA, Jaqueline da Costa. (Re) Construindo sentidos sobre o feminino em/a partir de contos de fada: uma proposta didático-pedagógica de leitura com base na analise do discurso materialista. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Partindo das dificuldades encontradas nas aulas de Lingua Portuguesa quanta ao desenvolvimento da leitura pelos alunos, este trabalho objetiva apresentar uma proposta didatico­ pedag6gica de leitura discursiva com praticas reflexivas, que promovam a produc;ao de sentidos e nao apenas a reproduc;ao mecanica de informac;oes textuais e respostas prontas, a fim de formar sujeitos leitores criticos. 0 trabalho sera fundamentado no quadro te6rico-metodol6gico da Analise do Discurso materialista, fundada pelo fil6sofo frances Michel Pecheux (1975), em meados dos anos 60, e desenvolvida no Brasil, pela professora Eni P. Orlandi e outros pesquisadores. 0 trabalho tern como recorte tematico a construc;ao de sentidos sabre o protagonismo feminino, tendo em vista a relevancia de sua discussao na sala de aula, pois, apesar de as mulheres terem ganhado voz em alguns espac;os, ainda se observam na contemporaneidade muitos desafios a serem enfrentados por elas na busca pela igualdade de direitos entre os generos e pelo antissexismo. Com base nesse recorte, foi desenvolvido um caderno didatico com atividades de leitura, tendo como materialidades significantes (LAGAZZI, 2007) centrais os cantos de fadas A Cinderela, A Bela Adormecida no Bosque e A Bela e a Fera, com suas vers5es antigas e contemporaneas. Tambem foram utilizados, na construc;ao de um arquivo pedag6gico (INDURSKY, 2013), outros textos que dialogam discursiva e interdiscursivamente, materializando efeitos de sentidos sobre o feminino. Alem do conceito de arquivo pedag6gico, compreendido como um recorte de textos que simula o interdiscurso, outras noc;oes fundamentais foram mobilizadas na constituic;ao de um dispositivo analitico e metodol6gico para a produc;ao da proposta de atividades do caderno didatico, tais como discurso, texto, sujeito, formac;ao discursiva e leitura, dentre outras, a fim de valorizar as hist6rias de leituras dos alunos e criar condic;oes de produc;ao para que outras formas de subjetivac;ao como leitor se tornem possiveis. 0 caderno foi elaborado com atividades variadas sobre leitura e, ao final, prop5e uma atividade de produc;ao textual, por meio da qual os alunos possam construir gestos de interpretac;ao, com a autoria de par6dias de vers5es dos contos de fadas. Dessa maneira, esperamos que o professor de lingua portuguesa, com o auxilio desse instrumento didatico-pedag6gico e linguistico, possa trabalhar discursos sobre o feminino na sala de aula, propiciando condic;oes de produc;ao para que os alunos tenham suas vozes ouvidas e assumam um posicionamento critico diante da realidade do seu contexto s6cio-hist6rico.
Abstract: Based on the challenges encountered in Portuguese language classes regarding students' reading development, this study aims to present a didactic-pedagogical proposal for discursive reading with reflective practices. The goal is to promote the production of meaning rather than just the mechanical reproduction of textual information and ready-made answers, with the ultimate aim of forming critical reader subjects. The study will be grounded in the theoretical-methodological framework of Materialist Discourse Analysis, established by the French philosopher Michel Pecheux (1975) in the mid- l 960s and further developed in Brazil by Professor Eni P. Orlandi and other researchers. The thematic focus of the study is the construction of meanings about female protagonist, given the relevance of its discussion in the classroom. Despite women gaining a voice in some spaces, contemporary challenges persist in the pursuit of gender equality and anti-sexism. Within this thematic scope, a didactic notebook with reading activities was developed, using fairy tales such as Cinderella, Sleeping Beauty in the Forest, and Beauty and the Beast, along with their old and contemporary versions, as central meaningful materials (LAGAZZI, 2007). In the construction of a pedagogical archive (INDURSKY, 2013), other texts that engage in discursive and interdiscursive dialogue, materializing effects of meaning about the feminine, were also employed. In addition to the concept of a pedagogical archive, understood as a selection of texts simulating interdiscursive, other fundamental notions were mobilized in the constitution of an analytical and methodological framework to produce activities in the didactic notebook. These include discourse, text, subject, discursive formation, and reading, among others, with the aim of valuing students' reading histories and creating conditions to produce alternative forms of subjectivation as readers. The notebook was designed with diverse reading activities and, at the end, proposes a textual production activity. Through this, students can construct interpretative gestures by authoring parodies of fairy tale versions. In this way, we hope that the Portuguese language teacher, with the assistance of this didactic and linguistic tool, can address discourses about the feminine in the classroom. This provides conditions for students to have their voices heard and assume a critical stance toward the reality of their socio-historical context.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21633
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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