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Tipo do documento: Tese
Title: Avaliação social multicritério da implantação do porto sul, Ilhéus, BA
Other Titles: Social multicriteria evaluation of the implementation of the porto sul, Ilhéus, BA
Authors: Corrêa, Solange Rodrigues dos Santos
Orientador(a): May, Peter Herman
Primeiro membro da banca: May, Peter Herman
Segundo membro da banca: Valle, Rogerio de Aragão Bastos do
Terceiro membro da banca: wilkinson, Jhon
Quarto membro da banca: Schmitt, Claudia Job
Quinto membro da banca: Neves, Estela Maria Souza Costa
Keywords: conflitos ambientais;avaliação social multicritério;impacto ambiental;Porto Sul, Bahia, Brasil;environmental conflicts;social multicriteria evaluation;environmental impact;Porto Sul, Bahia, Brazil
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 16-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: CORRÊA, Solange Rodrigues dos Santos. Avaliação social multicritério da implantação do porto sul, Ilhéus, BA. 2013. 132 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: O Porto Sul foi proposto pelo governo baiano, em parceria com uma empresa privada, para ser construído em Aritaguá (Ilhéus, BA) como estratégia de desenvolvimento socioeconômico para o Estado, visando, principalmente, ao escoamento do minério de ferro. Nesse cenário, houve conflito com atores locais, porque cada ator considera critérios econômicos, sociais e ambientais distintos na avaliação de projetos de implantação de grandes empreendimentos. Nesta pesquisa, o principal objetivo foi analisar os impactos econômicos, sociais e ambientais da implantação do Porto Sul. Buscou-se explicitar bases teóricas e alternativas de desenvolvimento que considerem dinâmicas do local. O referencial teórico de modelo de desenvolvimento adotado nessa pesquisa considera a busca da qualidade de vida com minimização do risco ambiental, a eliminação das privações da liberdade dos sujeitos envolvidos nos atos econômicos e a valorização do lugar enquanto espaço, cultura e natureza. A análise institucional aqui realizada revelou que a participação dos atores locais favorece a identificação de alternativas econômicas que valorizam o potencial local. Os dois cenários identificados a priori (Porto Sul e atividade atual) foram ampliados para quatro alternativas de desenvolvimento a partir dos documentos institucionais e entrevistas em profundidade com atores locais, representando a sociedade civil, governo e ONGs. O método de avaliação social multicritério foi adotado no presente trabalho, explicitando-se seus fundamentos teóricos, operacionais e de adequação a situações similares ao presente conflito socioambiental. A análise multicritério implementada no método Novel Approach to Imprecise Assessment and Decision Environments (NAIADE) foi utilizada para avaliar as alternativas de desenvolvimento: Porto Sul (como apresentado pelo governo), Porto Sul otimizado (com ações locais indicadas pelos atores), atividade atual (como se encontra a região), atividade atual otimizada (com ações locais indicados pelos atores). Nesta avaliação, 12 critérios pertinentes às dimensões econômica, social e ambiental foram considerados. Verificou-se que as alternativas melhoradas apresentam maior preferência pelos entrevistados (Porto Sul otimizado; atividade atual otimizada). O conflito Porto Sul revela diferentes situações de coalizões entre atores: consenso sobre a necessidade de desenvolvimento na região; divergência explícita inter e intragrupos de atores quanto à implantação do porto; e formação de subcoalizões em relação às políticas alternativas oriundas dos atores locais. Nesse contexto, devem-se incluir estratégias que atendem toda a população, principalmente os mais pobres que geralmente vivem em crise permanente.
Abstract: The Porto Sul was proposed by the government of Bahia to be built in Aritaguá (Ilhéus, BA) as a strategy for socio-economic development for the state of Bahia. This port will transport mainly iron ore by a private partner in this venture. In this scenario, there was conflict with local actors, because each actor considers economic, social and environmental criteria for evaluating projects in different deployment. In this research, the main objective was to analyze the economic, social and environmental deployment of Porto Sul sought. I explicit theoretical foundations and developmental alternatives that considers local dynamics. This research systematized a theoretical model of development that considers the pursuit of quality of life with minimization of environmental risk, the elimination of deprivation of liberty of subjects in economic acts and appreciation of place as space, culture and nature. The institutional analysis revealed that the participation of local stakeholders can identify economic alternatives that give value to the local potential. The two scenarios a priori (Porto Sul, and current activity) were expanded to four alternatives from the analysis of institutional documents and interviews with local stakeholders representing civil society, government and ONGs. The social multicriteria evaluation method Novel Approach to Imprecise Assessment and Decision Environments NAIADE were used to analyze four developmental alternatives for the region: port (as shown by the government), optimized port (with policies set by local actors), current activity (as is the region), current activity optimized (with policies set by local actors). In this evaluation, 12 criteria covering the economic, social and environmental dimensions were considered. It was found that optimized alternatives showed the highest levels of intensity of preference by respondents (Porto Sul optimized, and Current optimized). The Porto Sul conflict reveals three situations: consensus on the need for development in the region; explicit divergence within and between groups regarding the implementation of the port; formation of sub coalitions on policy alternatives, policies coming from local stakeholders. In this context, one should include strategies that address the entire population, especially the poor who generally live in permanent crisis.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22066
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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