Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22287
Tipo do documento: Tese
Title: Gestão editorial e formação de Editor Científico: autonarrativa do pesquisador
Other Titles: Editorial management and Scientific Editor training: researcher's self-narrative
Authors: Barbosa, Marcus Vinícius
Orientador(a): Oliveira, Valéria Marques de
Primeiro coorientador: Silva, Edneusa Lima
Primeiro membro da banca: Oliveira, Valeria Marques de
Segundo membro da banca: Silva, Nilton Sousa da
Terceiro membro da banca: Novikoff, Cristina
Quarto membro da banca: Brito, Hérica Landi de
Quinto membro da banca: Godoi, Tatianne Leme Oliveira Santos
Keywords: Aprendizagem experiencial;Aprender fazendo;Editor científico;Autonarrativa;Análise Narrativa Dialógica Emancipatória;Experiential Learning;Learning by doing;Scientific Editor;Self-narrative;Emancipatory Dialogic Narrative Analysis
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 20-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: BARBOSA, Marcus Vinícius. Gestão editorial e formação de Editor Científico: autonarrativa do pesquisador. 2024. 165 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: A editoração científica desempenha um papel fundamental no avanço da ciência, uma vez que promove a socialização do conhecimento. No entanto, a função de gestão exercida pelo editor científico é frequentemente assumida sem o devido treinamento formal, sendo desenvolvida, em muitos casos, por meio da experiência adquirida no cotidiano. Os cursos disponíveis e ofertados para a editoração estão orientados, predominantemente, para os conceitos teóricos e como uma introdução às ferramentas principais, deixando lacunas significativas no treinamento prático. Assim, esta pesquisa emerge de uma análise crítica desse processo formativo, fundamentada na trajetória pessoal do autor como editor científico e educador de novos editores, articulando perspectivas das áreas de Psicologia e Administração. O estudo se justifica por sua contribuição ao aprimoramento da formação de novos editores científicos, tendo como objetivo geral a reflexão sobre a função e a formação do editor científico a partir sistematização da gestão editorial e da análise da autonarrativa do próprio pesquisador enquanto editor, tendo como conceitos-base a aprendizagem experiencial de Kolb e a liderança humilde de Schein e Schein. Os objetivos específicos, por sua vez, são: (a) levantar a função de gestão editorial científica no Brasil; e (b) identificar aspectos teórico-metodológicos essenciais para a formação do editor científico, considerando o diálogo entre os conceitos de aprendizagem experiencial de Kolb e liderança humilde de Schein e Schein. Para tanto, a pesquisa adota uma abordagem descritiva, qualitativa e narrativa, utilizando como fontes de dados a autonarrativa do pesquisador-editor e documentos diversos (memorandos, e-mails, relatórios etc.). A interpretação dos dados foi realizada por meio da Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (Ande). Os resultados identificaram as principais funções e características do editor científico, além de aspectos teóricos e práticos fundamentais para a sua formação. Dentre as características pessoais relevantes, destacam-se a autonomia, a perseverança e a proatividade, enquanto as características profissionais incluem a liderança humilde, a curiosidade, a capacidade de sistematização e a articulação. Espera-se que este estudo contribua para a melhoria dos processos de formação de editores científicos, promovendo maior adequação, ambientação e efetividade na capacitação desses profissionais.
Abstract: Scientific publishing plays a fundamental role in the advancement of science by promoting the socialization of knowledge. However, the management role performed by scientific editors is often assumed without proper formal training and is often developed through experience acquired in everyday life. The courses available and offered for publishing are predominantly oriented towards theoretical concepts and an introduction to the main tools, leaving significant gaps in practical training. This research emerges from a critical analysis of this training process, based on the author's personal trajectory as a scientific editor and educator of new editors, articulating perspectives from the areas of Psychology and Administration. The study is justified by its contribution to improving the training of new scientific editors. The general objective is to reflect on the training of scientific editors through the researcher's own self-narrative. The specific objectives are: (a) to systematize the scientific editorial management role in Brazil; and (b) to identify theoretical and practical aspects essential for the training of scientific editors. The theoretical frameworks include Kolb's experiential learning and humble leadership, as described by Schein and Schein. The research adopts a descriptive, qualitative and narrative approach, using as data sources the researcher-editor's self-narrative and various documents (memos, emails, reports, etc.). The data will be interpreted through Emancipatory Dialogic Narrative Analysis (Edna/Ande). The results identified the main functions and characteristics of the scientific editor, as well as fundamental theoretical and practical aspects for their training. Relevant personal characteristics include autonomy, perseverance and proactivity, while professional characteristics include humble leadership, curiosity, systematization and articulation skills. It is expected that this study will contribute to improving the training processes for scientific editors, promoting greater suitability, adaptation and effectiveness in the training of these professionals.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22287
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Marcus Vinícius Barbosa.Pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.