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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22307| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Repositório Científico do RECLibras: interseção entre Humanidades Digitais, Educação Inclusiva e Princípios FAIR |
| Other Titles: | RECLibras Scientific Repository: intersection between Digital Humanities, Inclusive Education and FAIR Principles |
| Authors: | Amaral, Paulo Vitor Cortez do |
| Orientador(a): | Cruz, Sergio Manuel Serra da |
| Primeiro coorientador: | Cruz, Frederico Alan de Oliveira |
| Primeiro membro da banca: | Cruz, Sérgio Manuel Serra da |
| Segundo membro da banca: | Araújo, Sílvia Lima Gonçalves |
| Terceiro membro da banca: | Oliveira, Leandro Dias de |
| Keywords: | Humanidades Digitais;Surdez;Educação Inclusiva;Acessibilidade;Dados FAIR;Repositórios Digitais;Digital Humanities;Deafness;Inclusive education;Accessibility;FAIR data;Digital Repositories |
| Área(s) do CNPq: | Ciência da Computação Ciência da Computação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 22-Feb-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais |
| Citation: | AMARAL, Paulo Vitor Cortez. Repositório Científico do RECLibras: interseção entre Humanidades Digitais, Educação Inclusiva e Princípios FAIR. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades Digitais) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
| Abstract: | O ensino de termos técnicos para os surdos é um desafio que gera dificuldades no aprendizado, principalmente devido à pluralidade de sinais para uma mesma grandeza científica. Assim, é crescente a preocupação da sociedade em busca de meios para obter uma melhora na educação inclusiva, de forma que ela seja igualitária, justa e de alta qualidade. Por essas razões, idealizou-se um projeto de educação especial voltado a ampliar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva chamado Repositório Científico de Libras (RECLibras). O RECLibras é uma plataforma tecnológica que armazena e gerencia o conteúdo dos sinais em apresentações textuais e visuais através de um repositório digital de dados. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, objetivou avaliar e propor alterações no repositório para que este esteja alinhado aos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable). Esses princípios norteiam como os dados de pesquisa são publicados para serem ‘encontráveis’, ‘acessíveis‘, ‘interoperáveis’ e ‘reusáveis’, não somente por humanos, mas também por máquinas. Na primeira etapa, realizou um mapeamento para avaliar o grau de maturidade do repositório através de três ferramentas de medição baseadas nos princípios FAIR. No segundo momento e com base nos resultados da etapa anterior, analisou quais alterações seriam necessárias aplicar ao código-fonte para que o repositório atendesse aos princípios FAIR. |
| Abstract: | Teaching technical terms to the deaf is a challenge that creates difficulties in learning, mainly due to the plurality of signs for the same scientific magnitude. Thus, society's concern is growing in search of ways to improve inclusive education, so that it is egalitarian, fair and of high quality. For these reasons, a special education project aimed at expanding the inclusion of people with hearing impairments called the Scientific Libras Repository (RECLibras) was designed. RECLibras is a technological platform that stores and manages the content of signals in textual and visual presentations through a digital data repository. This qualitative, descriptive-exploratory research aimed to evaluate and propose changes to the repository so that it is aligned with the FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) principles. These principles guide how research data is published to be ‘findable’, ‘accessible’, ‘interoperable’ and ‘reusable’, not only by humans but also by machines. In the first stage, we carried out mapping to assess the repository's degree of maturity using three measurement tools based on FAIR principles. Secondly, based on the results of the previous stage, we analyze which changes should be applied to the source code so that the repository meets the FAIR principles. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22307 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Humanidades Digitais |
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| 2024 - Paulo Vitor Cortez do Amaral.Pdf | 2.49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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