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dc.contributor.authorCouto, Roberta Magalhaes Dias do-
dc.date.accessioned2025-07-21T15:36:50Z-
dc.date.available2025-07-21T15:36:50Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.identifier.citationCOUTO, Roberta Magalhães Dias do. Aquisição da leitura através do gênero biografia: proposta didática apoiada na pedagogia dos multiletramentos. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22686-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo discutir as contribuições dos multiletramentos para o processo de aquisição da leitura e é direcionado aos alunos de 6o e 7o anos. Cientes de que a formação de um leitor proficiente é um dos principais objetivos e um dos maiores desafios do professor de língua portuguesa – embora não seja somente dele essa responsabilidade –, nossa proposta visa ressignificar as formas tradicionais de ensino, consideradas mecânicas e enfadonhas pelos educandos e pelos próprios docentes. Nesse sentido, lançando mão das tecnologias e mídias digitais como ferramentas, elaboramos um protótipo didático com base no gênero textual biografia, que, pela sua inegável força educativa, nos instrumentalizará não somente nesse processo de desenvolvimento de proficiência em língua materna, mas também na formação intelectual, pessoal e social discente. Para isso, teremos como aporte teórico Bakhtin (2003), Bortoni-Ricardo (2012), Rojo (2009, 2017), Rojo e Moura (2012), Marcuschi (2008, 2010), Kleiman (2016), Ingedore Koch e Vanda Elias (2006), entre outros autores considerados referência no assunto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectBiographypt_BR
dc.subjectPrototypept_BR
dc.titleAquisição da leitura através do gênero biografia: proposta didática apoiada na pedagogia dos multiletramentospt_BR
dc.title.alternativeAcquisition of reading through the biography genre: didactic proposal supported by the pedagogy of multiliteraciesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work aims to discuss the contributions of multiliteracies to the reading acquisition process and is aimed at students in the 6th and 7th years. Aware that the formation of a proficient reader is one of the main objectives and one of the biggest challenges of the Portuguese language teacher – although this responsibility is not his alone –, our proposal aims to give new meaning to traditional forms of teaching, considered mechanical and boring by students. and by the teachers themselves. In this sense, using digital technologies and media as tools, we created a didactic prototype based on the textual genre of biography, which, due to its undeniable educational strength, will equip us not only in this process of developing proficiency in the mother tongue, but also in training intellectual, personal and social student. For this, we will have as theoretical support Bakhtin (2003), Bortoni-Ricardo (2012), Rojo (2009, 2017), Rojo and Moura (2012), Marcuschi (2008, 2010), Kleiman (2016), Ingedore Koch and Vanda Elias (2006), among other authors considered references on the subject.en
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Olívia de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9174625696845765pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021940333606914pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
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dc.subject.cnpqLetraspt_BR
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