Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22686| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Aquisição da leitura através do gênero biografia: proposta didática apoiada na pedagogia dos multiletramentos |
| Other Titles: | Acquisition of reading through the biography genre: didactic proposal supported by the pedagogy of multiliteracies |
| Authors: | Couto, Roberta Magalhaes Dias do |
| Orientador(a): | Silva, Gerson Rodrigues da |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Gerson Rodrigues da |
| Segundo membro da banca: | Fonseca, Olívia de Melo |
| Terceiro membro da banca: | Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do |
| Keywords: | Leitura;Letramentos;Multiletramentos;Biografia;Protótipo;Reading;Literacy;Multiliteracies;Biography;Prototype |
| Área(s) do CNPq: | Letras |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 18-Mar-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Citation: | COUTO, Roberta Magalhães Dias do. Aquisição da leitura através do gênero biografia: proposta didática apoiada na pedagogia dos multiletramentos. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. |
| Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo discutir as contribuições dos multiletramentos para o processo de aquisição da leitura e é direcionado aos alunos de 6o e 7o anos. Cientes de que a formação de um leitor proficiente é um dos principais objetivos e um dos maiores desafios do professor de língua portuguesa – embora não seja somente dele essa responsabilidade –, nossa proposta visa ressignificar as formas tradicionais de ensino, consideradas mecânicas e enfadonhas pelos educandos e pelos próprios docentes. Nesse sentido, lançando mão das tecnologias e mídias digitais como ferramentas, elaboramos um protótipo didático com base no gênero textual biografia, que, pela sua inegável força educativa, nos instrumentalizará não somente nesse processo de desenvolvimento de proficiência em língua materna, mas também na formação intelectual, pessoal e social discente. Para isso, teremos como aporte teórico Bakhtin (2003), Bortoni-Ricardo (2012), Rojo (2009, 2017), Rojo e Moura (2012), Marcuschi (2008, 2010), Kleiman (2016), Ingedore Koch e Vanda Elias (2006), entre outros autores considerados referência no assunto. |
| Abstract: | The present work aims to discuss the contributions of multiliteracies to the reading acquisition process and is aimed at students in the 6th and 7th years. Aware that the formation of a proficient reader is one of the main objectives and one of the biggest challenges of the Portuguese language teacher – although this responsibility is not his alone –, our proposal aims to give new meaning to traditional forms of teaching, considered mechanical and boring by students. and by the teachers themselves. In this sense, using digital technologies and media as tools, we created a didactic prototype based on the textual genre of biography, which, due to its undeniable educational strength, will equip us not only in this process of developing proficiency in the mother tongue, but also in training intellectual, personal and social student. For this, we will have as theoretical support Bakhtin (2003), Bortoni-Ricardo (2012), Rojo (2009, 2017), Rojo and Moura (2012), Marcuschi (2008, 2010), Kleiman (2016), Ingedore Koch and Vanda Elias (2006), among other authors considered references on the subject. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22686 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.