Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22692| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Desenvolvimento da Proficiência Leitora: Estratégias Cognitivas e Metacognitivas com foco na Pré-Leitura |
| Other Titles: | Development of Reading Proficiency: Cognitive and Metacognitive Strategies with a focus on Pre-Reading |
| Authors: | Nascimento, Syleide Almeida Pires do |
| Orientador(a): | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
| Primeiro membro da banca: | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
| Segundo membro da banca: | Chaves, Charleston de Carvalho |
| Terceiro membro da banca: | Freire, Gilson Costa |
| Keywords: | Leitura;Estratégias de leitura;Compreensão;Reading;Reading strategies;Comprehension |
| Área(s) do CNPq: | Letras |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 18-Jun-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Citation: | NASCIMENTO, Syleide Almeida Pires do. Desenvolvimento da Proficiência Leitora: Estratégias Cognitivas e Metacognitivas com foco na Pré-Leitura. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. |
| Abstract: | Este trabalho tem por objetivo aprimorar os conhecimentos do docente em relação aos seus suportes teórico-metodológicos para melhorar o desempenho didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa, além de analisar e aplicar estratégias que possam contribuir para a compreensão textual do aluno, possibilitando, assim, sua proficiência. Desse modo, este estudo apresenta como produto um caderno de atividades com a finalidade de mediar atividades estratégicas de leitura com foco na pré-leitura. Simultaneamente, pretende-se ainda contribuir para a formação leitora, sobretudo de alunos dos anos finais da educação básica, uma vez que se verifica a presença de problemas reais que tornam urgente o desenvolvimento da compreensão leitora. Para tanto, foram estudadas as três etapas da leitura, a saber: pré-leitura, leitura e pós-leitura, com foco nas estratégias de pré-leitura, a partir de aspectos cognitivos e metacognitivos, buscando fazer com que o leitor tenha um papel ativo na construção de sentido. Para esse propósito, lançou-se mão do gênero textual crônica humorística, por se tratar de textos mais curtos, reflexivos e com traços de humor. Nosso aporte teórico conta com estudiosos como: Kleiman (2004), Koch e Elias (2006), Leffa (1996), Marcuschi (2008), Solé (2014), dentre outros autores que são referências no ensino da compreensão leitora. |
| Abstract: | This work aims to improve the teacher's knowledge in relation to their theoretical- methodological supports to improve didactic-pedagogical performance in teaching the Portuguese language, in addition to analyzing and applying strategies that can contribute to the student's textual understanding, thus enabling, your proficiency. Therefore, this study presents as a product an activity notebook with the purpose of mediating strategic reading activities with a focus on pre-reading. At the same time, it is also intended to contribute to reading training, especially for students in the final years of basic education, as there are real problems that make the development of reading comprehension urgent. To this end, the three stages of reading were studied, namely: pre-reading, reading and post-reading, focusing on pre-reading strategies, based on cognitive and metacognitive aspects, seeking to make the reader have a role active in the construction of meaning. For this purpose, the humorous chronicle textual genre was used, as they are shorter, reflective texts with traces of humor. Our theoretical support includes scholars such as: Kleiman (2004), Koch and Elias (2006), Leffa (1996), Marcuschi (2008), Solé (2014), among other authors who are references in the teaching of reading comprehension. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22692 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - Syleide Almeida Pires do Nascimento.Pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
