Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22722
Tipo do documento: Dissertação
Title: Significados, expectativas e escolhas educacionais do ensino superior: uma análise do Centro Universitário Serra dos Órgãos
Other Titles: Meanings, expectations, and educational choices in higher education: an analysis of the Centro Universitário Serra dos Órgãos
Authors: Basso, Luciana Leitão
Orientador(a): Galindo, Flavia Luzia Oliveira da Cunha
Primeiro membro da banca: Galindo, Flavia Luzia Oliveira da Cunha
Segundo membro da banca: Mattoso, Cecília Lima de Queirós
Terceiro membro da banca: Goia, Marisol Rodriguez
Keywords: Ensino Superior;Mobilidade Social através da Educação;Estratégias de Captação Educacional;Higher Education;Social Mobility through Education;Educational Recruitment Strategies
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 17-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: BASSO, Luciana Leitão. Significados, expectativas e escolhas educacionais do ensino superior: uma análise do Centro Universitário Serra dos Órgãos. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: O ensino superior tem se encontrado em constante evolução, sendo cada vez mais disseminado e acessível. Em contrapartida, apesar do aumento da oferta, o preenchimento das vagas e a sustentabilidade financeira das instituições de ensino superior (IES) privadas representam um constante desafio. A realidade não é diferente no Centro Universitário Serra dos Órgãos – Unifeso, uma instituição de ensino privada e filantrópica localizada na cidade de Teresópolis, interior do estado do Rio de Janeiro. Com isso, a presente pesquisa apresentou como objetivo geral investigar a premissa da escolha de alunos e egressos ao escolherem o ensino superior e, em específico, o Unifeso, buscando estratégias possíveis para reverter a situação das vagas não preenchidas. Este estudo traz o estado da arte do capital cultural e ensino superior, e para apresentar a relevância do capital cultural no que tange à educação, foram descritas também as mudanças que a educação pode apresentar à população por meio de uma análise sobre o impacto da educação na transformação da base da pirâmide brasileira e nos processos de mobilidade social. Por fim, para o entendimento sobre os benefícios distintivos do Unifeso, foram apresentadas referências relacionadas ao consumo distintivo, sendo estes, portanto, os temas abordados para a contribuição teórica deste estudo. O estudo versa sobre uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa de análise documental e entrevista em profundidade. A coleta de dados da análise documental foi realizada através dos sistemas de inscrição e educacional da instituição. Para a entrevista em profundidade, os entrevistados foram alunos matriculados no Unifeso e egressos deste mesmo Centro Universitário, dos cursos standard oferecidos pela instituição. Para a coleta de dados, foi realizada entrevista em profundidade, de forma presencial ou por videoconferência. Após a coleta de dados, a análise foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Osresultados revelaram que os fatores que reverberam nos significados e expectativas do ensino superior foram: carreira, mobilidade social, capital cultural e realização de sonho. No que tange aos benefícios distintivos que levaram à escolha do Unifeso, foram encontrados a infraestrutura, localização, reputação e ensino-aprendizagem. Por fim, baseado no estado da arte apresentado e nas categorias encontradas na análise dos resultados obtidos da entrevista em profundidade, o estudo apresentou um plano de comunicação para potencializar os benefícios distintivos encontrados no ensino superior, objetivando o aumento do número de matrículas e, consequentemente, a redução na taxa de vagas não preenchidas.
Abstract: Higher education is in constant evolution, being increasingly widespread and accessible. However, despite the increased availability, filling vacancies and the financial sustainability of private higher education institutions still need to improve. This reality is no different at the Centro Universitário Serra dos Órgãos - Unifeso, a private and philanthropic higher education institution located in the municipality of Teresópolis, in the interior of the state of Rio de Janeiro. Thus, this research aimed to assess the premise of students and graduates when choosing higher education and, specifically, Unifeso, investigating possible strategies to address the issue of unfilled vacancies. This study provides the state of the art of cultural capital and higher education, highlighting the relevance of cultural capital in education. Additionally, it presents the transformations that education can bring to the population through an analysis of the impact of education on the transformation of the base of the Brazilian socioeconomic pyramid’s and on social mobility processes. Lastly, to understand the distinctive benefits of Unifeso, references related to conspicuous consumption are presented as the theoretical contribution of this study. The research applied with a qualitative approach, using documentary analysis and in-depth interviews as research procedures. Data collection from documentary analysis was carried out through the institution’s registration and educational systems. For in- depth interviews, the interviewees were students enrolled at Unifeso and graduates from the institution’s standard courses. Data was collected through in-depth interviews in person or via video conference. Posteriorly, the analysis was carried out using content analysis techniques. The results revealed that the factors influencing the meanings and expectations of higher education were career, social mobility, cultural capital, and the fulfillment of dreams. Regarding the distinctive benefits that led to the choice of Unifeso, infrastructure, location, reputation, and teaching and learning were identified. Based on the state of the art and the categories found in the analysis of the results from the in-depth interviews, the study developed a communication plan to enhance the distinctive benefits found in higher education, aiming to increase the number of enrollments and, consequently, reduce the rate of unfilled vacancies.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22722
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Luciana Leitão Basso.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.