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Tipo do documento: Dissertação
Title: Retextualização do escrito para o oral: da crônica para o podcast
Other Titles: Retextualization from writing to speech: from chronicle to podcast.
Authors: Silva, Gustavo Fernandes Felizardo da
Orientador(a): Pereira, Marli Hermenegilda
Primeiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Segundo membro da banca: Coelho, Fábio André Cardoso
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Keywords: Retextualização;crônica;podcast;Retextualization;chronicle
Área(s) do CNPq: Letras
Letras
Idioma: por
Issue Date: 16-May-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SILVA, Gustavo Fernandes Felizardo da. Retextualização do escrito para o oral: da crônica para o Podcast. 2025. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2025
Abstract: Esta pesquisa busca favorecer o envolvimento e a participação ativa com o letramento literário e social dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Petrópolis, Rio de Janeiro. Diante dos desafios educacionais e baixos índices no Sistema de Avaliação da Educação Básica, o estudo destaca a necessidade de envolver os alunos ativamente no processo educacional. O objetivo geral é propor atividades de leitura do gênero crônica e produção de podcast, integrando experiências literárias à expressão oral a fim de proporcionar um ambiente que estimule a prática crítica e reflexiva do letramento literário e social. Os objetivos específicos incluem promover confiança no desempenho escrito e oral por meio de atividades de retextualização; valorizar a produção cultural local por meio do gênero crônica; explorar as características estruturais e linguísticas dos gêneros crônica e podcast; incentivar o uso consciente de tecnologias; refletir sobre o papel da literatura na sociedade e analisar como práticas de leitura podem aprimorar a escuta no Ensino Fundamental II, focando em estratégias que estimulem a compreensão oral e a interação. Inicialmente, os alunos foram introduzidos ao livro "A Vida Não É Justa" de Andrea Pachá, ex-juíza na vara da família. A leitura integral das crônicas foi o ponto de partida para a criação de um podcast, envolvendo a retextualização dos textos dramáticos. A pesquisa é de natureza qualitativa e buscou explorar comportamentos humanos em contextos sociais complexos, contribuindo para a comunidade acadêmica e o ensino de língua portuguesa. A pesquisa- ação foi adotada para envolver ativamente professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, visando gerar conhecimento empírico para intervir e modificar a realidade coletiva, conforme destacado por Thiollent (2008, 2011). A proposta fundamenta-se nas contribuições da linguística textual, com base em Marcushi (2008; 2010) e Santos (2020), além de se apoiar na pedagogia dos multiletramentos, conforme Rojo e Moura (2012), e nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (2018). O projeto foi cuidadosamente planejado e estruturado em etapas interconectadas para garantir sua organização e eficiência. Os resultados mostraram que atividades de leitura bem delineadas e desafiadoras aumentam o engajamento dos alunos, que superaram as expectativas ao longo do processo. Desde as rodas de leitura até a gravação e divulgação das crônicas, os estudantes demonstraram comprometimento, criatividade e superação de desafios. O projeto não apenas inovou o ambiente escolar, mas também ampliou as possibilidades de expressão e produção dos alunos, reafirmando o papel transformador da educação, mesmo em contextos adversos. Ao longo da pesquisa, surgiram desafios relacionados à participação de alunos com necessidades especiais, especialmente na etapa de gravação, devido a dificuldades na fala. Para garantir a inclusão de todos, as atividades foram adaptadas, possibilitando uma participação efetiva na construção do projeto. A repercussão ultrapassou os limites da escola, alcançando a comunidade escolar, as famílias e o público de podcast.
Abstract: This research aims to promote engagement and active participation in students' literary and social literacy in the eighth grade of a public school in the municipal network of Petropolis, Rio de Janeiro. Given the educational challenges and low performance in the Basic Education Assessment System, the study highlights the need to actively involve students in the educational process. The main objective is to develop reading activities focusing on the chronicle genre and podcast production, integrating literary experiences with oral expression to create an environment that fosters critical and reflective literacy practices. The specific objectives include: promoting confidence in oral and written performance; valuing local cultural production through the chronicle genre; exploring the structural and linguistic characteristics of the chronicle and podcast genres; encouraging the conscious use of technologies; reflecting on the role of literature in society; and analyzing how reading practices can improve listening skills in lower secondary education, focusing on strategies that enhance oral comprehension and interaction. Initially, students were introduced to the book "A Vida Não É Justa" (Life Is Not Fair) by Andrea Pachá, a former family court judge. The complete reading of the chronicles served as the starting point for the creation of a podcast, involving the retextualization of dramatic texts. The research follows a qualitative approach, exploring human behavior in complex social contexts while contributing to the academic community and Portuguese language teaching. Action research was adopted to actively involve teachers and students in the teaching-learning process, aiming to generate empirical knowledge that could intervene and modify collective reality, as highlighted by Thiollent (2008, 2011). The proposal is based on contributions from textual linguistics, drawing from Marcushi (2008; 2010) and Santos (2020), as well as on the pedagogy of multiliteracies, according to Rojo and Moura (2012), and the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (2018). The project was carefully planned and structured into interconnected stages to ensure its organization and efficiency. The results showed that well-structured and challenging reading activities increased student engagement, surpassing expectations throughout the process. From reading circles to recording and publishing the chronicles, students demonstrated commitment, creativity, and resilience in overcoming challenges. The project not only innovated the school environment but also expanded students' expressive and productive capabilities, reaffirming the transformative role of education, even in adverse contexts. During the research, challenges arose concerning the participation of students with special needs, particularly in the recording stage due to speech difficulties. To ensure the inclusion of all students, the activities were adapted, allowing effective participation in the project’s construction. The impact extended beyond the school, reaching the educational community, families, and podcast audiences.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22740
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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