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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23017| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Um estudo sobre as necessidades na cidade de Maricá à luz das inovações em transporte e mobilidade urbana |
| Other Titles: | A study on the needs of the city of Maricá in light of innovations in transportation and urban mobility |
| Authors: | Postiço, Luciana Gomes |
| Orientador(a): | Toda, Favio Akiyoshi |
| Primeiro membro da banca: | Toda, Favio Akiyoshi |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Saulo Barbara de |
| Terceiro membro da banca: | Rocha, Saulo Barroso |
| Keywords: | Bairro sem carro;Mobilidade Urbana Sustentável;Planejamento Urbano;Cidades Inteligentes;Car-free neighborhood;Sustainable Urban Mobility;Urban Planning;Smart Cities |
| Área(s) do CNPq: | Administração |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 2-Sep-2022 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
| Citation: | POSTIÇO, Luciana Gomes. Um estudo sobre as necessidades na cidade de Maricá à luz das inovações em transporte e mobilidade urbana. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
| Abstract: | Atualmente, o município de Maricá (RJ) apresenta um sistema de transporte público e de mobilidade urbana que não atende às necessidades de deslocamento crescente da população, em função da forte dependência das rodovias estaduais que cortam seu território, utilizando-as como meio para realização de viagens intermunicipais, o que provoca superposição das funções viárias e conflitos de fluxos. Outros problemas de acesso são associados à falta de infraestrutura rodoviária e faltam pontos de ônibus regulamentados, o que dificulta as ações de planejamento e reduz a taxa de confiabilidade da população na prefeitura. A pergunta-problema para este trabalho é: Qual é a avaliação que se pode fazer sobre a situação da cidade de Maricá à luz das inovações em transporte e mobilidade urbana? Isso posto, objetiva-se promover um plano de orientações para Maricá (RJ), elucidando pontuações sobre transporte e mobilidade, a fim de melhorar a acessibilidade e as condições ambientais urbanas. No que diz respeito aos impactos sociais, ambientais e de saúde gerados pelo uso exagerado do carro, enquanto principal modal de transporte de pessoas, alerta-se que a falta de planejamento prejudica o avanço civil, sem contar que os espaços públicos se tornam socialmente injustos (visto que apenas as pessoas com certo poder econômico podem utilizar). Existem políticas públicas de incentivo ao uso dos transportes individuais, já que o aumento da taxa de motorização impacta no deslocamento da população, favorece o espraiamento urbano e horizontalidade, e configura o aumento de deslocamentos. Quanto ao percurso metodológico, o estudo apresentado foi realizado por meio de duas pesquisas qualitativas que tiveram dois tipos de sujeitos distintos: (i) a população de Maricá, e (ii) gestores e técnicos da administração sobre que trabalham na área de Transporte, profissionais da administração direta e indireta do município. Com base no delineamento e no referencial teórico, foram criadas as perguntas da entrevista, e a discussão foi realizada de modo a permitir que se refletisse sobre a forma com a qual o poder público vem atuando. Desse modo, destaca-se uma série de ações voltadas ao aprimoramento de determinadas funções que integram o planejamento e o desenvolvimento sustentável da cidade, subsidiando o dinamismo social e econômico maricaense, em consonância com os indicadores de qualidade de vida positivos. Analisando as condições de acesso, de transporte e de mobilidade da referida cidade, citam-se as potencialidades e as singularidades locais no que diz respeito à proteção do meio ambiente, pois já são identificadas tendências que conjugam economia e planejamento sustentável. Em relação à demanda da qualificação ambiental, observa-se que os quesitos qualidade de vida e oportunidade estão diretamente associados, em prol dos valores sociais, contrários a uma sociedade “autocêntrica”, de valores individualistas. |
| Abstract: | Currently, the municipality of Maricá (RJ) has a public transport and urban mobility system that does not meet the growing displacement needs of the population, due to the strong dependence on state highways that cut through its territory, using them as a means of carrying out of intercity trips, which causes overlapping of road functions and conflicts of flows. Other access problems are associated with the lack of road infrastructure and the lack of regulated bus stops, which makes planning actions difficult and reduces the reliability rate of the population in the city hall. The problem question for this work is: What is the assessment that can be made about the situation of the city of Maricá in the light of innovations in transport and urban mobility? That said, the objective is to promote a plan of guidelines for Maricá (RJ), elucidating scores on transport and mobility, in order to improve accessibility and urban environmental conditions. With regard to the social, environmental and health impacts generated by the exaggerated use of the car, as the main mode of transport for people, it is warned that the lack of planning harms civil progress, not to mention that public spaces become socially unfair (since only people with certain economic power can use it). There are public policies to encourage the use of individual transport, since the increase in the rate of motorization impacts the displacement of the population, favors urban sprawl and horizontality, and configures an increase in displacements. As for the methodological course, the study presented was carried out through two qualitative research that had two different types of subjects: (i) the population of Maricá, and (ii) managers and administration technicians who work in the area of Transport, professionals the direct and indirect administration of the municipality. Based on the research design and theoretical reference, the interview questions were created, and the discussion was carried out in order to allow reflection on the way in which the public power has been acting. In this way, a series of actions aimed at improving certain functions that integrate the planning and sustainable development of the city stand out, subsidizing the social and economic dynamism of Marica, in line with the positive quality of life indicators. Analyzing the conditions of access, transport and mobility of that city, the potential and local singularities with regard to environmental protection are mentioned, as trends that combine economy and sustainable planning are already identified. Regarding the demand for environmental qualification, it is observed that the quality of life and opportunity are directly associated, in favor of social values, contrary to a “self-centered” society, with individualistic values. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23017 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
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