Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23108| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | O lugar da deficiência múltipla nas políticas curriculares inclusivas na Educação Infantil |
| Other Titles: | The place of multiple disabilities in inclusive curricular policies in Early Childhood Education |
| Authors: | Vieira, Sheila Venancia da Silva |
| Orientador(a): | Pletsch, Márcia Denise |
| Primeiro membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
| Segundo membro da banca: | Damasceno, Allan Rocha |
| Terceiro membro da banca: | Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de |
| Quarto membro da banca: | Mendes, Geovana Mendonça Lunardi |
| Quinto membro da banca: | Hostins, Regina Célia Linhares |
| Keywords: | Deficiência Múltipla;Acessibilidade Cognitiva;Políticas Curriculares Educação Inclusiva;Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV);Multiple Disabilities; Cognitive Accessibility;Curricular Policies;Inclusive Education;Congenital Zika Virus Syndrome (CZVS) |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 28-Feb-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citation: | VIEIRA, Sheila. Venancia da Silva.; O lugar da deficiência múltipla nas políticas curriculares inclusivas na Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) - 2024. 218 f. Tese. (Doutorado em Educação). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024. |
| Abstract: | Currículo. A tese intitulada "O lugar da deficiência múltipla nas políticas curriculares inclusivas na Educação Infantil" propõe uma investigação sobre as políticas curriculares voltadas para alunos com deficiência múltipla, com foco especial naqueles afetados pela Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) em diálogo com Goodson (2001) e Young (2007) e Diniz (2007). O objetivo geral foi analisar as interpretações da política curricular no contexto da produção textual local sob influência da esfera global (BNCC) na atuação direcionada aos alunos com deficiência múltipla em decorrência da SCZV matriculados em turmas da Educação Infantil de uma rede municipal da Baixada Fluminense. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com recorte etnográfico, utilizando a Teoria da Atuação de Ball, Maguire e Braun (2016) como referencial teórico para compreender as dinâmicas contextuais na rede educacional estudada. A pesquisa enfatiza a importância de políticas curriculares locais comprometidas com a inclusão, dada a invisibilidade das crianças com deficiência na BNCC. O papel do currículo escolar é destacado como uma ferramenta na promoção de aprendizagem transformadora e garantia do direito à inclusão, levando em conta as diversas realidades individuais de cada criança. Os resultados evidenciam a fragilidade das orientações da BNCC no que diz respeito à Educação Especial, particularmente para crianças com deficiência múltipla na primeira infância, o que contribui para processos de exclusão e desigualdades educacionais. Destaca- se a necessidade urgente de uma abordagem intersetorial como um impulsionador de processos inclusivos, reconhecendo a mudança na concepção da deficiência como resultado das interações sociais em diferentes contextos. Defende-se a acessibilidade cognitiva e a Educação Infantil inclusiva como elementos fundamentais para o desenvolvimento pleno de todas as crianças, respeitando a diversidade e a pluralidade de como princípios fundamentais da educação inclusiva. |
| Abstract: | Curriculum. The thesis entitled "The place of multiple disabilities in inclusive curriculum policies in Early Childhood Education" proposes an investigation into curriculum policies aimed at students with multiple disabilities, with a special focus on those affected by Congenital Zika Virus Syndrome (CZVS) in dialogue with Goodson (2001), Young (2007), and Diniz (2007). The general objective was to analyze interpretations of curriculum policy in the context of local textual production influenced by the global sphere (BNCC) in actions aimed at students with multiple disabilities due to CZVS enrolled in Early Childhood Education classes in a municipal network in Baixada Fluminense. The research adopts a qualitative approach with an ethnographic cut, using Ball, Maguire, and Braun's (2016) Theory of Action as a theoretical reference to understand contextual dynamics in the studied educational network. The research emphasizes the importance of local curriculum policies committed to inclusion, given the invisibility of children with disabilities in the BNCC. The role of school curriculum is highlighted as a tool in promoting transformative learning and ensuring the right to inclusion, taking into account the diverse individual realities of each child. The results highlight the fragility of BNCC guidelines regarding Special Education, particularly for children with multiple disabilities in early childhood, contributing to processes of exclusion and educational inequalities. There is an urgent need for an intersectoral approach as a driver of inclusive processes, recognizing the change in the conception of disability as a result of social interactions in different contexts. Cognitive accessibility and inclusive Early Childhood Education are advocated as fundamental elements for the full development of all children, respecting diversity and plurality as fundamental principles of inclusive education. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23108 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SHEILA VENANCIA DA SILVA VIEIRA.pdf | 8.61 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
