Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23140| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Memória e patrimônio alimentar: a partir de receitas à base de aipim em escolas de São Miguel, Seropédica (RJ). |
| Other Titles: | Food memory and heritage: from cassava-based recipes in schools in São Miguel, Seropédica (RJ). |
| Authors: | Assumpção, Thaís Xavier de |
| Orientador(a): | Fogaça, Isabela de Fátima |
| Primeiro membro da banca: | Fogaça, Isabela de Fátima |
| Segundo membro da banca: | Soares, Ana Maria Dantas |
| Terceiro membro da banca: | Araújo, Fabiana de Carvalho Dias |
| Quarto membro da banca: | Santos, Miriam de Oliveira |
| Quinto membro da banca: | Lunardi, Raquel |
| Keywords: | Patrimônio cultural imaterial;memória alimentar;hortas escolares;Seropédica;iIntangible cltural heritage;food memory;school gardens |
| Área(s) do CNPq: | Sociologia |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 6-Jun-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
| Citation: | ASSUMPÇÃO, Thaís Xavier de. Memória e Patrimônio Alimentar: a partir de receitas à base de aipim em escolas de São Miguel, Seropédica (RJ). 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado pelo Programa em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2024. |
| Abstract: | Esta dissertação possui como questão central a discussão a respeito dos conceitos de “memória” e “patrimônio” para se pensar as “referências culturais alimentares”. A partir das hortas escolares, enquanto ferramenta pedagógica, realizou-se uma pesquisa etnográfica para identificar aspectos patrimoniais, bem como valorizar histórias e memórias locais relacionadas às receitas familiares que levam aipim, no bairro de São Miguel, em Seropédica- RJ. Para tal, a pesquisa foi desenvolvida junto às comunidades das Escolas Municipais Vera Lúcia Pereira Leite e Atílio Grégio, espaços que já contavam com trabalhos de educação ambiental e discussões sobre alimentação, assim como já possuíam hortas pedagógicas em desenvolvimento. Estas escolas pertencem a comunidades em que o aipim é um cultivo muito presente. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho visa refletir a respeito dos conceitos de memória e patrimônio cultural correlacionados com a cultura da alimentação por meio dos projetos de hortas nas escolas e do estudo das receitas de aipim com as referidas comunidades escolares. Para tal, desenvolvemos, com as referidas comunidades escolares do bairro São Miguel, discussões sobre a importância da cultura alimentar do território, sobre alimentação afetiva e sobre as receitas de aipim. Sendo assim, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa de caráter exploratório, de natureza aplicada. Por conseguinte, para dar conta do tema e dos objetivos traçados, utilizamos, como metodologia, um combinado de revisão teórica/ bibliográfica e observação participante, tendo como base a etnografia. Além disto, utilizamos as metodologias ativas nos espaços de diálogo com a comunidade escolar, tais como as oficinas de desenho e os “Cafés com Prosa”. Espera-se que esta pesquisa possa afirmar o papel dos conceitos de memória e patrimônio alimentar como ferramentas fundamentais à valorização da identidade cultural das comunidades escolares no território pesquisado. Da mesma forma, com esta pesquisa, demonstramos o potencial das receitas de aipim enquanto portadoras de memórias afetivas e, por conseguinte, repletas de aspectos patrimoniais de cultura popular, no local estudado. |
| Abstract: | This dissertation has as its central question the discussion regarding the concepts of “memory” and “heritage”, to think about “food cultural references”. Using school gardens, as a pedagogical tool, ethnographic research was carried out to identify heritage aspects, as well as value local stories and memories related to family recipes that use cassava in the neighborhood of São Miguel, in Seropédica-RJ. To this end, the research was developed together with the communities of the Vera Lúcia Pereira Leite and Atílio Grégio Municipal Schools, collective spaces that already had environmental education work and discussions about food, as well as already having educational gardens under development. These are communities that live where cassava is a very common cultivar. In this sense, the general objective of this work aims to reflect on the concepts of memory and cultural heritage correlated with the culture of food through vegetable garden projects in schools and the study of cassava recipes with the aforementioned school communities. To this end, we developed, with the school communities in the São Miguel neighborhood, discussions about the importance of the territory's food culture, about affective nutrition and about cassava recipes. Therefore, this research is characterized as qualitative, exploratory in nature, and applied in nature. Therefore, to address the theme and the objectives outlined, we used, as a methodology, a combination of theoretical/bibliographical review and participant observation, based on ethnography. In addition, we use active methodologies in spaces for dialogue with the school community for drawing workshops and “Cafés com Prosa”. The hope is that this research can affirm the role of the concepts of memory and food heritage as fundamental tools for valuing the local cultural identity of the researched territory, as well as that it can demonstrate the potential of cassava recipes as carriers of affective memories and, therefore, consequently, of patrimonial aspects. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23140 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| THAÍS XAVIER DE ASSUMPÇÃO.pdf | 4.41 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
