Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23163| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | A educação ambiental como política pública e sua relevância para o município de Nova Iguaçu/RJ: a construção do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA – NI) |
| Other Titles: | Environmental education as a public policy and its relevance for the municipality of Nova Iguaçu/RJ: the construction of the municipal environmental education program (ProMEA-NI) |
| Authors: | Lourenço, Fernanda Malheiro |
| Orientador(a): | Queiroz, Edileuza Dias de |
| Primeiro membro da banca: | Queiroz, Edileuza Dias de |
| Segundo membro da banca: | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira |
| Terceiro membro da banca: | Richter, Monika |
| Keywords: | Educação Ambiental;Participação Popular;Política Pública;Programa Municipal de Educação Ambiental;Environmental Education;Territory;Popular participation;Public policy;Municipal Environmental Education Program |
| Área(s) do CNPq: | Geografia |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 6-Jun-2023 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Geociências Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
| Citation: | LOURENÇO, Fernanda Malheiro. A educação ambiental como política pública e sua relevância para o município de nova Iguaçu/RJ: a construção do programa municipal de educação ambiental (ProMEA – NI). 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Instituto Multidisciplinar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
| Abstract: | As Políticas Públicas podem ser compreendidas como a forma com que o Estado age frente a questões de ordem pública que demandam soluções. A Política Nacional de Educação Ambiental é considerada um marco para as discussões sobre Educação Ambiental no país, sendo tomada como base para a formulação de políticas estaduais e municipais e estas para a implementação de planos e programas. O Programa Municipal de Educação Ambiental é um instrumento que pode contribuir para o fortalecimento da EA no município, devendo ser elaborado a partir de um processo participativo, a fim de concretizar uma postura crítica e reflexiva diante das decisões sobre o meio ambiente. No Estado do Rio de Janeiro existem cerca de vinte municípios com propostas de implementação de Programas, dentre eles Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como a Educação Ambiental enquanto política pública pode promover o fortalecimento de uma educação mais democrática e sustentável no município de Nova Iguaçu. Os objetivos específicos são: identificar a inserção da Educação Ambiental enquanto política pública; compreender a experiência do processo de construção participativa do Programa Municipal de Educação Ambiental de Mesquita como um exemplo para o município de Nova Iguaçu; e analisar o processo participativo de construção do Programa Municipal de Educação Ambiental de Nova Iguaçu. A construção da investigação se estruturou através das seguintes fontes: revisão bibliográfica, para compreender os conceitos-chave que embasaram a pesquisa; análise documental, em que foi realizada a leitura do Diagnóstico Socioambiental Participativo de Nova Iguaçu e a análise da Política Municipal de Educação Ambiental de Mesquita; estudo de campo, onde atuei como observadora participante nas oficinas participativas; e entrevistas semiestruturadas, para compreender como se deu a construção da Política e do Programa de Mesquita e analisar os discursos dos atores sociais diretamente envolvidos na elaboração do Programa Municipal de Educação Ambinetal de Nova Iguaçu. A pesquisa permitiu identificar a partir do que foi observado nas oficinas e analisado das falas dos atores sociais que, inicialmente, o processo para a elaboração do Programa têm assimilado a perspectiva crítica, por outro lado existem pontos que nos fazem refletir até onde vai essa criticidade, como o não retorno do contato da sócio-diretora da empresa Myr para a entrevista, a escolha de uma empresa particular especializada em detrimento de uma universidade e a ausência de informações sobre a construção da Política Municipal de Educação Ambiental. O processo de elaboração do Programa encontra-se em fase de Diagnóstico, assim, esperamos que em trabalhos futuros possa haver o prosseguimento do que a presente pesquisa se dispôs a discutir e/ou que gere pesquisas relacionadas. |
| Abstract: | Public policies can be understood as the way in which the State acts in the face of public issues that require solutions. The National Environmental Education Policy is considered a milestone for discussions on Environmental Education in the country, being taken as a basis for the formulation of state and municipal policies and these for the implementation of plans and programs. The Municipal Environmental Education Program is an instrument that can contribute to the strengthening of EE in the municipality, and should be developed from a participatory process, in order to achieve a critical and reflective attitude towards decisions about the environment. In the State of Rio de Janeiro there are about twenty municipalities with proposals for the implementation of Programs, among them Nova Iguaçu, located in the Baixada Fluminense. Thus, the general objective of the research is to analyze how Environmental Education as a public policy can promote the strengthening of a more democratic and sustainable education in the municipality of Nova Iguaçu. The specific objectives are: to identify the insertion of Environmental Education as a public policy; understand the experience of the participatory construction process of the Municipal Environmental Education Program of Mesquita as an example for the municipality of Nova Iguaçu; and analyze the participatory process of construction of the Municipal Environmental Education Program of Nova Iguaçu. The construction of the research was structured through the following sources: bibliographic review, to understand the key concepts that underpinned the research; documentary analysis, in which the reading of the Participatory Socio- environmental Diagnosis of Nova Iguaçu and the analysis of the Municipal Environmental Education Policy of Mesquita were carried out; field study, where I acted as a participant observer in the participatory workshops; and semi-structured interviews, to understand how the construction of the Policy and the Program of Mesquita took place and to analyze the discourses of the social actors directly involved in the elaboration of the Program of Nova Iguaçu. The research allowed us to identify from what was observed in the workshops and analyzed from the speeches of the social actors that, initially, the process for the elaboration of the Program have assimilated the critical perspective, on the other hand there are points that make us reflect how far this criticality goes, as the non-return of the contact of the partner-director of the company Myr for the interview, the choice of a specialized private company to the detriment of a university and the absence of information on the construction of the Municipal Environmental Education Policy. The process of preparing the Program is in the Diagnostic phase, so we hope that in future work there may be the continuation of what this research was willing to discuss and / or generate related research. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23163 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Fernanda Malheiro Lourenço.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
