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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23239| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Percepções da direção escolar sobre a implementação da política na Educação de Jovens e Adultos: cenários na Região da Costa Verde-RJ (2014 – 2024) |
| Other Titles: | School management's perceptions on the implementation of the policy in Youth and Adult Education: scenarios in the Costa Verde-RJ region (2014 – 2024) 2025 |
| Authors: | Fouyer, Mona Lisa |
| Orientador(a): | Sales, Sandra Regina |
| Primeiro membro da banca: | Sales, Sandra Regina |
| Segundo membro da banca: | Santos, Ana Maria Marques |
| Terceiro membro da banca: | Morgado, Fabiane Frota da Rocha |
| Quarto membro da banca: | Bonamino, Alicia Maria Catalano de |
| Quinto membro da banca: | Costa, Renato Pontes |
| Keywords: | Educação de Jovens e Adultos;Plano Nacional de Educação;Diretor Escolar;Burocracia de Médio Escalão;Youth and Adult Education;National Education Plan;School Principal;Mid-Level Bureaucracy |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 4-Jun-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citation: | FOUYER, Mona Lisa. Percepções da direção escolar sobre a implementação da política na Educação de Jovens e Adultos: cenários na Região da Costa Verde-RJ (2014 – 2024). 2025. 215 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu-RJ, 2025. |
| Abstract: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem apresentado contornos diferenciados quanto às legislações e a materialização plena do Direito à Educação na garantia da elevação da escolaridade média da população e da redução do analfabetismo absoluto e funcional no nosso país. No intuito de contribuir para a compreensão mais alargada no campo das pesquisas direcionadas às políticas públicas municipais no campo da EJA, este estudo analisa as percepções de diretores escolares na implementação de políticas públicas voltadas para a EJA, na Região da Costa Verde-RJ, nos Municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty. Para tanto, elencamos os seguintes objetivos específicos, com foco na Meta 8 e na Meta 9, do Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024): observar os (des) alinhamentos presentes nos Planos Municipais de Educação da Região da Costa Verde-RJ, nos Municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty em relação ao PNE (2014-2024); identificar as traduções sobre Gestão Democrática e as formas de seleção para o provimento da direção escolar nos textos políticos desses municípios e compreender como os diretores escolares percebem a implementação da política pública, no âmbito das escolas municipais que ofertam a EJA. A temática apresentada nesta tese de doutorado incorpora elementos analíticos para adotar a concepção desse agente implementador como um Burocrata de Médio Escalão (BME), ainda que, em alguns momentos, sua atuação o aproxime dos beneficiários da política. Transitando hierarquicamente, esse ator intermediário tem como desafio constante conectar o Alto Escalão e o Nível de Rua da burocracia na unidade escolar que representa. A partir das narrativas expostas por nove diretores escolares participantes deste estudo em entrevistas semiestruturadas, com abordagem qualitativa, utiliza-se o referencial metodológico da Análise de Conteúdo, fundamentado em Bardin (1977) para a análise dos dados obtidos. Os resultados apontam o perfil e as percepções desses burocratas sobre a Meta 8 e a Meta 9 do PNE (2014-2024). Apresenta-se lacunas quanto à formação acadêmica e profissional exigidas nos textos políticos municipais para o exercício da função de diretor escolar. Foi possível verificar ausências significativas em cursos voltados para a formação na área da EJA. A respeito da política, os BMEs externam aspectos considerados importantes para o alcance da política que se agrupam nas seguintes categorias: Direito à Educação, Desafios da Política, Ensino e Aprendizagem e Gestão da Política. Por fim, o estudo aponta para uma fragilidade estrutural na implementação das políticas locais, revelando desafios significativos para a consolidação da Gestão Democrática e a valorização da EJA nesses territórios |
| Abstract: | Youth and Adult Education (EJA) has presented distinct contours regarding legislation and the full implementation of the Right to Education, ensuring an increase in the average schooling of the population and a reduction in absolute and functional illiteracy in our country. To contribute to a broader understanding of research focused on municipal public policies in the field of EJA, this study analyzes the perceptions of school principals regarding the implementation of public policies aimed at EJA in the Costa Verde region of Rio de Janeiro, in the municipalities of Angra dos Reis, Mangaratiba, and Paraty. To this end, we list the following specific objectives, focusing on Goals 8 and 9 of the National Education Plan (PNE) (2014-2024): to observe the (mis)alignments present in the Municipal Education Plans of the Costa Verde Region, Rio de Janeiro, in the municipalities of Angra dos Reis, Mangaratiba, and Paraty, in relation to the PNE (2014-2024); to identify the translations of Democratic Management and the selection methods for school principal positions in the political texts of these municipalities; and to understand how school principals perceive the implementation of public policy within the municipal schools that offer EJA (Youth and Adult Education). The theme presented in this doctoral thesis incorporates analytical elements to adopt the conception of this implementing agent as a Mid-Level Bureaucrat (MBL), even though, at times, their actions bring them closer to the policy beneficiaries. Moving hierarchically, this intermediary actor faces the constant challenge of connecting the upper echelons and the street level of the bureaucracy in the school unit they represent. Based on narratives presented by nine school principals participating in this study in semi-structured interviews with a qualitative approach, the methodological framework of Content Analysis, based on Bardin (1977), was used to analyze the data obtained. The results highlight the profile and perceptions of these bureaucrats regarding Goals 8 and 9 of the National Education Plan (PNE) (2014-2024). Gaps are identified regarding the academic and professional training required in municipal policy texts for the role of school principal. Significant absences were observed in courses focused on training in the area of EJA. Regarding policy, MLBs express aspects considered important for the achievement of the policy, which are grouped into the following categories: Right to Education, Policy Challenges, Teaching and Learning, and Policy Management. Finally, the study highlights structural weaknesses in the implementation of local policies, revealing significant challenges to the consolidation of Democratic Management and the appreciation of EJA (Youth and Adult Education) in these territories |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23239 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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