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Tipo do documento: Dissertação
Title: Mapeamento de processos de atividades de compras por dispensa de licitação: um manual e proposta para o campus UFRJ - Duque de Caxias decorrente de aprendizagem coletiva.
Other Titles: Mapping procurement processes for purchases by bidding waiver: a manual and proposal for the UFRJ - Duque de Caxias Campus resulting from collective learning
Authors: Andrade, Daiane Oliveira da Luz
Orientador(a): Villardi, Beatriz Quiroz
Primeiro membro da banca: Villardi, Bestriz Quiroz
Segundo membro da banca: Silva, Sandro Luis Freire de Castro
Terceiro membro da banca: Oliveira, Saulo Barbara de
Quarto membro da banca: Gomes, Monica Zaidan
Keywords: Compras Públicas;Conhecimento e Aprendizagem Organizacional;Mapeamento de Processos;Gestão de Instituições de Ensino Superior;Public Procurement;organizational knowledge and learning
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 31-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: ANDRADE, Daiane Oliveira da Luz. Mapeamento de Processos de Atividades de Compras por Dispensa de Licitação: Um Manual e Proposta para o Campus UFRJ - Duque de Caxias decorrente de aprendizagem coletiva. 2004. 194 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024
Abstract: As instituições públicas brasileiras enfrentam desafios constantes na busca por eficiência em seus processos de contratação pública, isso inclui as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Nesse cenário, insere-se o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Duque de Caxias. O campus UFRJ- Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade – (campus UFRJ-DC), foi criado em dezembro de 2007 para implantar um Polo de Ciência, Tecnologia e Educação na Baixada Fluminense. Esse campus oferece cursos de graduação, pós-graduação e disponibiliza laboratórios multidisciplinares de pesquisa a seu público composto de servidores, docentes e técnicos e estudantes. Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 da UFRJ, está previsto o aumento e a criação de novos cursos presenciais, o que revela uma perspectiva de crescimento e o aumento da demanda de realizar compras para atender seu público. O setor de compras do campus UFRJ – DC tem como uma de suas atribuições atender as demandas de contratações de bens e serviços do corpo funcional do campus. Entretanto, até janeiro de 2023 esse setor não se conta com o mapeamento dos processos de atividades relacionados à contratação pública pautado na Nova Lei de Licitações e Contratos n° 14.133/2021, nem a padronização para registrar e orientar as atividades realizadas. Desse modo, com a nova lei surge a oportunidade para os órgãos públicos revisarem e aprimorarem seus processos de contratações públicas. Assim, esta pesquisa aplicada respondeu à sua questão de pesquisa: Como mapear os processos das atividades de compras públicas do Campus Duque de Caxias, atendendo à nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos e à realidade do Campus? Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e intervencionista através da pesquisa-ação, orientada por uma abordagem interpretativista como forma de entender o fenômeno e, coletivamente, construir uma solução aos problemas encontrados. Os dados de campos foram coletados por (i) levantamento documental; (ii) entrevista semiestruturada e (iii) observação participante, sendo os dados empíricos analisados interpretativamente mediante análise qualitativa indutiva proposta Thomas David (2006), gerando oito categorias descritivas. Evidenciou-se que a dispensa de licitação é a forma de contração mais utilizada no campus e, por isso, serviu como um ponto de partida para o mapeamento de processos das atividades realizadas pelo setor de compras do campus UFRJ-DC. Os resultados empírico-conceituais apontam que o envolvimento ativo dos requisitantes e a integração da comunicação entre setores são essenciais para a eficácia da contratação pública. Por essa razão a capacitação contínua de todos servidores envolvidos no processo de contratação mostrou-se fundamental para o sucesso das aquisições e da boa utilização do recurso público. Portanto, a resposta à questão de pesquisa evidencia que um mapeamento de processos de modo participativo, alinhado com a nova legislação e as especificidades do campus promove aprendizado, produz conhecimento do trabalho realizado e uma gestão mais eficiente e transparente. Desse modo, elaborou-se participativamente o produto tecnológico denominado “Manual e Proposta de capacitação em contratações por dispensa de licitação para o Campus UFRJ – Duque de Caxias”, para orientar a implementação de melhorias, bem como orientar a capacitação continuada do pessoal envolvido no processo de compras públicas. Esta pesquisa apresenta contribuições práticas para a formação continuada dos integrantes e usuários do setor de compras da UFRJ-DC. Contribui também para acervo do conhecimento científico fundamentado empiricamente sobre compras públicas, aprendizagem coletiva, gestão de processos em Instituições Federais de Ensino superior (IFES). A originalidade desta pesquisa reside-se ao mapear de modo participativo os processos de atividades de compras pública do setor de compras do Campus UFRJ-DC, balizado na Nova Lei de Licitações e nas especificidades do campus, evidenciando assim a aprendizagem coletiva dos envolvidos.
Abstract: Brazilian public institutions face constant challenges in seeking efficiency in their public procurement processes, including Federal Institutions of Higher Education (IFES). In this scenario, the Federal University of Rio de Janeiro campus in Duque de Caxias is included. The UFRJ-Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade campus (UFRJ-DC campus) was created in December 2007 to implement a Science, Technology, and Education Hub in the Baixada Fluminense region. This campus offers undergraduate and graduate courses and provides multidisciplinary research laboratories to its public, composed of staff, faculty, technicians, and students. According to UFRJ's 2020-2024 Institutional Development Plan, an increase and creation of new on-campus courses are planned, which reveals a growth perspective and an increased demand for purchases to serve its public. The purchasing sector of the UFRJ-DC campus has, as one of its attributions, to meet the demands for goods and services contracts for the campus staff. However, until January 2023, this sector did not have a mapping of activity processes related to public procurement based on the New Law of Bids and Contracts n. 14,133/2021, nor standardization to record and guide the activities carried out. Thus, with the new law, an opportunity arises for public bodies to review and improve their public procurement processes. Therefore, this applied research answered its research question: How to map the public purchasing activity processes of the Duque de Caxias Campus, complying with the new Law of Bids and Administrative Contracts and the reality of the Campus? For this, a qualitative research of descriptive and interventionist nature was carried out through action research, guided by an interpretative approach as a way to understand the phenomenon and, collectively, build a solution to the problems encountered. Field data were collected through (i) documentary survey; (ii) semi-structured interview and (iii) participant observation, with empirical data being interpretively analyzed through inductive qualitative analysis proposed by Thomas David (2006), generating eight descriptive categories. It was evidenced that bidding waiver is the most used form of contracting on campus and, therefore, served as a starting point for mapping the processes of activities carried out by the purchasing sector of the UFRJ-DC campus. The empirical-conceptual results indicate that the active involvement of requesters and the integration of communication between sectors are essential for the effectiveness of public procurement. For this reason, the continuous training of all servers involved in the contracting process proved to be fundamental for the success of acquisitions and the good use of public resources. Therefore, the answer to the research question shows that a participatory process mapping, aligned with the new legislation and the specificities of the campus, promotes learning, produces knowledge of the work performed, and more efficient and transparent management. Thus, the technological product called " Manual and Proposal for training in hiring through bidding exemption for the UFRJ Campus – Duque de Caxias " was participatively elaborated to guide the implementation of improvements, as well as to guide the continuous training of personnel involved in the public procurement process. This research presents practical contributions to the continuous training of members and users of the UFRJ- DC purchasing sector. It also contributes to the collection of empirically grounded scientific knowledge on public procurement, collective learning, process management in Federal Institutions ofHigher Education (IFES). The originality of this research lies in mapping, in a participatory way, the public purchasing activity processes of the UFRJ-DC Campus purchasing sector, based on the New Bidding Law and the specificities of the campus, thus evidencing the collective learning of those involved.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23267
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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