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dc.contributor.authorSilva, Maria Nazaré Frazão da-
dc.date.accessioned2025-10-02T16:22:11Z-
dc.date.available2025-10-02T16:22:11Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Nazaré Frazão da. Ensino de concordância de verbos intransitivos no 8o ano do ensino fundamental sob a perspectiva variacionista. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23331-
dc.description.abstractConsiderando as diferenças sintático-semânticas entre os verbos tradicionalmente classificados como intransitivos, descritas em trabalhos como o de Chierici (2008), que os subdividem em inergativos (As crianças dançam graciosamente.) e inacusativos (Surgiram dúvidas durante a aula.), este trabalho tem por objetivo desenvolver uma mediação pedagógica com o fenômeno da concordância, envolvendo as duas subclasses de verbos intransitivos, por meio de atividades epilinguísticas (Franchi, 2006). Para isso, foi adotada a metodologia da pesquisa-ação (Tripp, 2005; Thiollent e Colette, 2014), em que alunos e professora-pesquisadora trabalharam em conjunto na busca de soluções para uma necessidade de aprendizagem constatada: o emprego da concordância verbal segundo as práticas de escrita da sociedade letrada. Esta pesquisa ancora-se nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (Weinreich; Labov; Herzog, 2006 [1968]) e em suas contribuições ao ensino (Bortoni-Ricardo, 2004), como também nas orientações para o ensino de gramática, desde os documentos oficiais (PCNs e BNCC) (Brasil, 1998, 2017) até as indicações de estudiosos, como Franchi (2006), Vieira (2017) e Pilati (2017). Os resultados indicaram que o trabalho realizado contribuiu para a ampliação do repertório linguístico dos alunos ao constatar que, na etapa final da pesquisa, houve um considerável aumento na inserção das marcas de concordância entre verbo intransitivo e sujeito posposto, o que representa, além de uma aproximação com a variedade de prestígio, a realização de um ensino significativo de gramáticapt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectConcordância verbalpt_BR
dc.subjectInacusativospt_BR
dc.subjectInergativospt_BR
dc.subjectVariaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVerbal agreementpt_BR
dc.subjectUnaccusativespt_BR
dc.subjectUnergativespt_BR
dc.subjectVariationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleEnsino de concordância de verbos intransitivos no 8o ano do ensino fundamental sob a perspectiva variacionistapt_BR
dc.title.alternativeEnsino de concordância de verbos intransitivos no 8o ano do ensino fundamental sob a perspectiva variacionistaen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherConsidering the syntax-semantics differences between the verbs traditionally classified as intransitive, described in works such as Chierici’s (2008), that subdivide them in unergative (The children dance graciously.) and unaccusative (Doubts arose during the class.), this piece of work aims to develop a pedagogic mediation with the phenomenon of agreement, involving both subcategories of intransitive verbs, through epilinguistic activities (Franchi, 2006). So that it will be adopted, the methodology of research-action (Tripp, 2005; Thiollent and Colette, 2014), in which students work alongside the teacher-researcher seeking solutions for a necessity of a stablished learning: the use of the verbal agreement according to the writing practices of literate society. This research is anchored on the theoretical assumptions of the Variationist Sociolinguistics (Weinreich, Labov and Herzog (2006 [1968]), and on their contribuition to teaching (Bortoni-Ricardo 2004) also on the orientations in the teaching of grammar since the official documents (PCNs and BNCC) (Brasil, 1998, 2017) to indications from researches, such as Franchi (2006), Vieira (2017) and Pilati (2017). The results indicated that the work accomplished contributed for the enlargement of the linguistic repertoire of the students once it is ascertained that in the final stage of the research, there was a substantial increase in the insertion of marks of agreement between intransitive verb and delayed subject, which represents, in addition to an approach of the variety of prestige, the execution of a significant teaching grammaren
dc.contributor.advisor1Freire, Gilson Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Gilson Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Mayara Nicolau de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7319444862237756pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021940333606914pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8852525644634721pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
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dc.subject.cnpqLetraspt_BR
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