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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de concordância de verbos intransitivos no 8o ano do ensino fundamental sob a perspectiva variacionista
Otros títulos: Ensino de concordância de verbos intransitivos no 8o ano do ensino fundamental sob a perspectiva variacionista
Autor: Silva, Maria Nazaré Frazão da
Orientador(a): Freire, Gilson Costa
Primeiro membro da banca: Freire, Gilson Costa
Segundo membro da banca: Paula, Mayara Nicolau de
Terceiro membro da banca: Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do
Palabras clave: Concordância verbal;Inacusativos;Inergativos;Variação;Ensino;Verbal agreement;Unaccusatives;Unergatives;Variation;Teaching
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Fecha de publicación: 29-may-2025
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: SILVA, Maria Nazaré Frazão da. Ensino de concordância de verbos intransitivos no 8o ano do ensino fundamental sob a perspectiva variacionista. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Resumen: Considerando as diferenças sintático-semânticas entre os verbos tradicionalmente classificados como intransitivos, descritas em trabalhos como o de Chierici (2008), que os subdividem em inergativos (As crianças dançam graciosamente.) e inacusativos (Surgiram dúvidas durante a aula.), este trabalho tem por objetivo desenvolver uma mediação pedagógica com o fenômeno da concordância, envolvendo as duas subclasses de verbos intransitivos, por meio de atividades epilinguísticas (Franchi, 2006). Para isso, foi adotada a metodologia da pesquisa-ação (Tripp, 2005; Thiollent e Colette, 2014), em que alunos e professora-pesquisadora trabalharam em conjunto na busca de soluções para uma necessidade de aprendizagem constatada: o emprego da concordância verbal segundo as práticas de escrita da sociedade letrada. Esta pesquisa ancora-se nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (Weinreich; Labov; Herzog, 2006 [1968]) e em suas contribuições ao ensino (Bortoni-Ricardo, 2004), como também nas orientações para o ensino de gramática, desde os documentos oficiais (PCNs e BNCC) (Brasil, 1998, 2017) até as indicações de estudiosos, como Franchi (2006), Vieira (2017) e Pilati (2017). Os resultados indicaram que o trabalho realizado contribuiu para a ampliação do repertório linguístico dos alunos ao constatar que, na etapa final da pesquisa, houve um considerável aumento na inserção das marcas de concordância entre verbo intransitivo e sujeito posposto, o que representa, além de uma aproximação com a variedade de prestígio, a realização de um ensino significativo de gramática
Abstract: Considering the syntax-semantics differences between the verbs traditionally classified as intransitive, described in works such as Chierici’s (2008), that subdivide them in unergative (The children dance graciously.) and unaccusative (Doubts arose during the class.), this piece of work aims to develop a pedagogic mediation with the phenomenon of agreement, involving both subcategories of intransitive verbs, through epilinguistic activities (Franchi, 2006). So that it will be adopted, the methodology of research-action (Tripp, 2005; Thiollent and Colette, 2014), in which students work alongside the teacher-researcher seeking solutions for a necessity of a stablished learning: the use of the verbal agreement according to the writing practices of literate society. This research is anchored on the theoretical assumptions of the Variationist Sociolinguistics (Weinreich, Labov and Herzog (2006 [1968]), and on their contribuition to teaching (Bortoni-Ricardo 2004) also on the orientations in the teaching of grammar since the official documents (PCNs and BNCC) (Brasil, 1998, 2017) to indications from researches, such as Franchi (2006), Vieira (2017) and Pilati (2017). The results indicated that the work accomplished contributed for the enlargement of the linguistic repertoire of the students once it is ascertained that in the final stage of the research, there was a substantial increase in the insertion of marks of agreement between intransitive verb and delayed subject, which represents, in addition to an approach of the variety of prestige, the execution of a significant teaching grammar
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23331
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

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