Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15419
Tipo do documento: Dissertação
Título: Paragrafação: desafio superável pela didatização da escrita
Título(s) alternativo(s): Paragrafation: a surmountable challenge for the literacy of writing
Autor(es): Soares, Paulo Cesar Carvalho
Orientador(a): Silva, Gerson Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Segundo membro da banca: Santos, Adriano Oliveira
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Palavras-chave: Paragrafação;Tópico-frasal;Progressão tópica;Paragrafting;Topic-phrasal;Progression
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 24-Set-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SOARES, Paulo Cesar Carvalho. Paragrafação: desafio superável pela didatização da escrita. 2019.158 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumo: Esta pesquisa realizou-se na Escola Municipal 20. 18. 094 Paulo Renato Souza, pertencente à Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Seu desenvolvimento se dá em Unidade Escolar de turno único, em turma do 9º ano do Ensino fundamental. Este estudo pretende apresentar uma contribuição para a complexa tarefa de ensino da escrita. Baseia-se em estudos teóricos e práticos com alunos daquela UE. Trata mais precisamente da escrita de textos discursivos, comumente utilizados para exames de admissão ao Ensino Médio, mas pouco observados pelo currículo comum àquela Secretaria de Educação, isso devido à pouca ou quase nenhuma didatização do ensino de escrita nos materiais disponibilizados aos alunos da Rede. Esta pesquisa dá ênfase ao processo de paragrafação, por meio do qual se constrói o texto discursivo (mais precisamente o gênero artigo de opinião), passando por estratégias como a referenciação e como a progressão tópica, para ser possível alcançar o objetivo maior, que é a maior proficiência na escrita desse gênero pelos discentes
Abstract: This research has been carried out in the Municipal School 20. 18. 094 Paulo Renato Souza, belonging to the Municipal Secretary of Education, City Hall of the City of Rio de Janeiro. Its development takes place in Unified School Unit, in class of the 9th year of Elementary School. This study intends to present a contribution to the complex task of teaching writing. It is based on theoretical and practical studies with students from that UE. It is more precisely the writing of discursive texts, commonly used for admission tests to High School, but little observed by the curriculum common to that Department of Education, due to the little or almost no literacy teaching in the materials available to the students of the Network. This research emphasizes the process of paragrafting, through which the discursive text is constructed (more precisely, the genre of opinion), through strategies such as referral and as topical progression, in order to be able to reach the larger goal, which is the greater proficiency in the writing of this genre by the students
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15419
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019 - Paulo Cesar Carvalho Soares.pdf2019 - Paulo Cesar Carvalho Soares11.86 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.