Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15549
Tipo do documento: Dissertação
Título: Matemática Financeira e cidadania: uma proposta de trabalho sobre capitalização e amortização no ensino médio com o uso do Excel
Título(s) alternativo(s): Financial Mathematics and citizenship: a proposal for work on capitalization and amortization in high school using excel
Autor(es): Oliveira, Marcus Vinicius Silva de
Orientador(a): Pereira, Pedro Carlos
Primeiro membro da banca: Pereira, Pedro Carlos
Segundo membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Terceiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Palavras-chave: Financial Mathematics;Citizenship;capitalization;amortization;Matemática Financeira;cidadania;capitalização;amortização
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 30-Set-2013
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: OLIVEIRA, Marcus Vinicius Silva de. Matemática Financeira e Cidadania: uma proposta de trabalho sobre Capitalização e Amortização no ensino médio com o uso do Excel. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Resumo: Esse trabalho procura destacar a importância do ensino de Matemática Financeira, capitalização e amortização no Ensino Médio. Para isso nos amparamos em educadores que defendem a idéia do uso da matemática como provedora da cidadania e em aspectos legais que discorrem sobre a Matemática Financeira e sua importância para o desenvolvimento da cidadania. Realizamos também uma pesquisa junto a professores de matemática da Educação Básica, de cunho qualitativo, a fim de investigar como e até qual tópico ocorre o ensino desse conteúdo. Por fim, propomos uma aula sobre Capitalização e Amortização, com uso de recursos tecnológicos, para o Ensino Médio.
Abstract: This paper seeks to highlight the importance of teaching financial mathematics, capitalization and amortization in high school. For this we admitted him to educators who advocate the idea of using mathematics as a provider of citizenship and legal aspects that discourse on Financial Mathematics and its importance for the development of citizenship. We also conduct a survey of mathematics teachers of Basic Education, a qualitative, in order to investigate how and to which topic is the teaching that content. Finally, we propose a class on capitalization and amortization, with the use of technological resources for high school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15549
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013 - Marcus Vinicius Silva de Oliveira.pdfDocumento principal4.55 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.