Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18936
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Escola Municipal Rosa da Fonseca como proposta de educação patrimonial |
Authors: | Lima, Marisa Luna Nogueira de |
Orientador(a): | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
Primeiro membro da banca: | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Cunha, Washington Dener dos Santos |
Keywords: | Ensino de História;Educação Patrimonial;História Local;Memória;Aula-passeio;History Teaching;Heritage Education;Local History;Memory;Tour class |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 19-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citation: | LIMA, Marisa Luna Nogueira de. Escola Municipal Rosa da Fonseca como proposta de educação patrimonial. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | O trabalho em questão tem por objetivo construir uma proposta de material didático a partir da estratégia da aula-passeio de Célestin Freinet, utilizando a história da Escola Municipal Rosa da Fonseca e seu entorno. A pesquisa propõe discutir com os educandos, os conceitos de memória/esquecimento histórico, História Local, Educação Patrimonial, sabendo que estes resultam de processos sociais, que envolvem disputas e silenciamentos, buscando junto aos mesmos, conhecer a origem da Escola Municipal Rosa da Fonseca e a sua inserção dentro do bairro Vila Militar. A metodologia utilizada, além do levantamento bibliográfico, é a construção de uma experiência didática(aula-passeio), utilizando o espaço físico da escola e seu entorno. Sabendo que, os saberes históricos podem ocorrer em diferentes espaços de memória. uma aula-passeio em ambientes como a Praça Hermes da Fonseca, a Antiga Estação Ferroviária Vila Militar, o Espaço Cultural Regimento Sampaio, Centro de Reabilitação Física General Lyra Tavares (segunda sede da escola focalizada), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), dentre outros, são experiências riquíssimas tanto para os discentes quanto para os docentes que se lançam ao desafio. |
Abstract: | The aim of the work in question is to build a teaching material proposal based on Célestin Freinet's class-trip strategy, using the history of the Rosa da Fonseca Municipal School and its surroundings. The research proposes to discuss with students the concepts of historical memory/forgetfulness, Local History, Heritage Education, knowing that these are the result of social processes, which involve disputes and silencing, seeking together to know the origin of the Rosa da Fonseca Municipal School and its insertion within the Vila Militar neighborhood. The methodology used, in addition to the bibliographical survey, is the construction of a didactic experience (class-tour), using the physical space of the school and its surroundings. Knowing that historical knowledge can occur in different memory spaces. a class tour in environments such as Praça Hermes da Fonseca, the Old Vila Militar Railway Station, the Espaço Cultural Regimento Sampaio, General Lyra Tavares Physical Rehabilitation Center (second headquarters of the focused school), Officers' Improvement School (ESAO), among others, these are very rich experiences for both students and teachers who take on the challenge. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18936 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - MARISA LUNA NOGUEIRA DE LIMA.pdf | 40.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.