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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21727| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Virou meme, virou manchete: a retextualização como estratégia para o ensino de produção textual no ensino fundamental |
| Other Titles: | Turned meme, turned headlines: retextualization as a strategy for teaching textual production in elementary school. |
| Authors: | Barcellos, Juliana Marcelino de Lima |
| Orientador(a): | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
| Primeiro membro da banca: | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
| Segundo membro da banca: | Malfacini, Ana Cristina dos Santos |
| Terceiro membro da banca: | Santos, Angela Marina Bravin dos |
| Keywords: | Adequação Contextual;Retextualização;Competências Escritas;Meme;Notícia;Contextual Adequacy;Retextualization;Written Skills;News |
| Área(s) do CNPq: | Letras |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 9-Nov-2021 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Citation: | BARCELLOS, Juliana Marcelino de Lima. Virou meme, virou manchete: a retextualização como estratégia para o ensino de produção textual no ensino fundamental. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
| Abstract: | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prioriza o ensino da Língua Portuguesa com base em gêneros textuais. No entanto, por ter sido implantada de modo efetivo recentemente, alguns professores ainda não desenvolvem plenamente as competências e habilidades previstas no documento. É extremamente preocupante o fato de alunos iniciarem o 6o ano e darem continuidade ao Ensino Fundamental, chegando ao 9o ano sem desenvolver habilidades em escrita previstas nesse documento e em outros documentos educacionais oficiais, como os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), que são bem anteriores à Base. Tal problema aponta para a necessidade de transformações na prática de ensino da Língua Portuguesa, que, tradicionalmente, abre pouco espaço para se trabalhar com questões relativas à sistematização do ensino de escrita e de reescrita. Todavia, é possível conduzir práticas pedagógicas diversificadas, em um ambiente inovador, tratando variados temas, de maneira criativa, levando em conta o cotidiano dos alunos, seus conhecimentos prévios, seus interesses, bem como suas necessidades curriculares. O advento dos estudos em Linguística sobre o ensino da leitura e da escrita trouxe contribuições relevantes, do ponto de vista teórico. Estudiosos como Marcuschi (2006), Koch (2002), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros, apresentam teorias nas quais estão inseridas a ideia de textos como eventos sociais, em que os sujeitos são vistos como agentes protagonistas em suas produções e em análises textuais. A partir dessa perspectiva, os textos passam a constituir-se em atividades sociais e não mais em um instrumento para se verificar o conhecimento das normas gramaticais. Sob esse prisma, deve-se levar em conta a situação sociocomunicativa, histórica e cultural para o trabalho com textos. É no contexto dessas teorias e proposições sobre o ensino da leitura e da escrita que se situa o trabalho aqui apresentado, cujo principal objetivo é o de possibilitar aos educandos de escolas estaduais uma maior inserção em práticas letradas, no qual o enfoque será a narração, que se faz presente em vários gêneros textuais como notícias, crônicas, contos, romances, relatos, filmes e até mesmo nas redes sociais. Para a execução da proposta, será apresentada uma sequência didática, a partir da abordagem metodológica elaborada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com atividades que incluem trabalhos de análise de leitura; de retextualização, a partir de postulações de Dell’Isola (2008); de memes para notícias on-line, as quais possibilitarão aos estudantes uma aproximação com o tema de seu interesse; e um processo sistemático e planejado de aprendizagem em relação à produção textual e à leitura. Assim, espera-se contribuir para a integração socioeducativa desses alunos, favorecendo sua aprendizagem, o resgate da confiança em suas potencialidades e ampliando suas possibilidades de participação cidadã. |
| Abstract: | The National Common Curricular Base (BNCC) prioritizes the teaching of the Portuguese language from typologies and textual genres. However, since it was recently implemented effectively, teachers still do not fully develop the competencies and skills provided for in the document. And it is extremely worrying that students start the 6th year and continue to Elementary School, reaching the 9th year, without developing writing skills provided for in this document and in other official educational programs, such as the National Curriculum Parameters (PCNs), which is well before the Base. Such a problem points to the need for changes in the practice of teaching the Portuguese language, which traditionally leaves little room for working with issues related to the systematization of the teaching of writing and rewriting. However, it is possible to conduct diverse pedagogical practices, in an innovative environment, treating various themes in a creative way, and taking into account the students' daily lives, their previous knowledge, their interests, as well as their curricular needs. The advent of Linguistics studies on the teaching of reading and writing brought relevant contributions, from a theoretical point of view. Scholars such as Marcuschi (2006), Koch (2002), Dolz and Schneuwly (2004), among others, present theories in which the idea of texts such as social events, in which the subjects are seen as protagonist agents in their productions and in textual analyzes. From this perspective, the texts become social activities and no longer an instrument for verifying the knowledge of grammatical norms. In this light, one must take into account the socio-communicative, historical and cultural situation for working with texts. It is in the context of these theories and propositions on the teaching of reading and writing that the work presented here is located, whose main objective is to enable students of the a state school a greater insertion in literate practices, in which the focus will be narration, which is present in various textual genres such as news, chronicles, short stories, novels, reports, films and even on social networks. For the execution of the proposal, a didactic sequence will be presented, based on the methodological approach developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), with activities that include works of reading analysis, of retextualization, from the postulations of Dell’Isola (2008), from memes to online news, which will enable students to approach the topic of interest and a systematic and planned learning process in relation to textual production and reading. Thus, it is expected to contribute to the socio-educational integration of these students, favoring their learning, the rescue of confidence in their potential, and expanding their possibilities for citizen participation. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21727 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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| 2021 - Juliana Marcelino de Lima Barcellos.pdf | 8.41 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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