Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12615
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação das relações étnico-raciais: um estudo sobre as políticas educacionais nos municípios de Nova Iguaçu e Mesquita
Other Titles: Education of ethnic-racial relations: a study on educational policies in the municipalities of Nova Iguaçu and Mesquita.
Authors: Silva, Fabiane Regina Chaves Pinto da
Orientador(a): Lino, Lucilia Augusta
Primeiro membro da banca: Lino, Lucilia Augusta
Segundo membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Terceiro membro da banca: Muller, Tânia Mara Pedroso
Keywords: educação das relações étnico-raciais;políticas educacionais;escola;ethnic-racial relations education;educational policies;school
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 9-Oct-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Fabiane Regina Chaves Pinto da. Educação das relações étnico-raciais: um estudo sobre as políticas educacionais nos municípios de Nova Iguaçu e Mesquita. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ .
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo analisar as políticas e ações implementadas em dois municípios da Baixada Fluminense: Nova Iguaçu e Mesquita, considerando o que determina a LDBEN em seus artigos „26 A‟ e „79 B‟. Assim, buscamos investigar de que forma essas Secretarias de Educação, enquanto responsáveis por organizar e integrar as políticas educacionais têm agido para que a legislação seja implementada nos municípios. Nesse estudo, escolhemos a pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizamos entrevistas e questionários. Foram analisados também os textos legais decorrentes da Lei Federal nº. 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiros e Africana - DCNERER e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, além de literaturas pertinentes a essa temática. Conclui-se que, atualmente existe um quadro ausente de ações voltadas para a temática das relações étnico-raciais por parte da Secretaria de Educação de Nova Iguaçu, diferente do que revelou a pesquisa com a Secretaria de Educação de Mesquita, que apresenta maiores ações em torno da temática. Contudo, nas escolas dessas redes, foi possível identificar professores mais engajados com a temática da educação das relações étnico-raciais, desenvolvendo ações no cotidiano escolar e possibilitando convivências positivas entre todos.
Abstract: This work aims at analyzing the policies and actions implemented in two municipalities of the Baixada Fluminense: Nova Iguaçu and Mesquita, considering what determines the LDBEN in its articles „26 A‟ and „79 B‟. Thus, we seek to investigate how the Secretariats of Education, while responsible for organizing and integrating educational policies, have acted to ensure that legislation is implemented in the municipalities. In this study, we chose the research of a descriptive nature with a qualitative approach. For data collection we used the interview and the questionnaire. The legal texts deriving from Law no.10.639/03, the National Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture - DCNERER and the National Plan for the Implementation of the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic and Race Relations for the Teaching of Afro-Brazilian History and Culture, as well as literature pertinent to this theme. It is concluded that, currently, there is a lack of action on the issue of ethnic-racial relations by the Secretary of Education of Nova Iguaçu. In relation to the Secretary of Education of Mesquita, it presents major actions around the theme. However, in the schools surveyed, it is possible to find teachers more engaged in the education of ethnic-racial relations, developing actions in the daily school life, enabling positive coexistence among all.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12615
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Fabiane Regina Chaves Pinto da Silva.pdf2018 - Fabiane Regina Chaves Pinto da Silva1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.