Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15424
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O reconhecimento de informações principais e secundárias por alunos do Ensino Fundamental: análise e proposta pedagógica metacognitivista |
Other Titles: | The recognition of primary and secondary information by elementary school students: analysis and metacognitivist pedagogical proposal. |
Authors: | Carretiero, Ana Paula Ferreira de Medeiros |
Orientador(a): | Lessa, Adriana Tavares Maurício |
Primeiro membro da banca: | Lessa, Adriana Tavares Maurício |
Segundo membro da banca: | Leite, Marcelo Andrade |
Terceiro membro da banca: | Silva, Gerson Rodrigues da |
Keywords: | Informações principais e secundárias;estratégias metacognitivas;compreensão leitora;Central and secondary textual information;metacognitive strategies;reading comprehension |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Issue Date: | 18-Nov-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | CARRETIERO, Ana Paula Ferreira de Medeiros. O reconhecimento de informações principais e secundárias por alunos do Ensino Fundamental: análise e proposta pedagógica metacognitivista. 2021. 173 f, Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática leitora do educando de reconhecer informações principais e secundárias em textos nos anos finais do ensino fundamental. Foram assumidos como objetivos específicos: (1) investigar a prática dos alunos de diferenciar as informações textuais centrais das secundárias e as estratégias metacognitivas a que recorrem para isso; e (2) propor atividades que auxiliem no processo da leitura numa perspectiva metacognitivista. Para tanto, adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação. A metodologia foi composta por três procedimentos principais: (1) breve resumo sobre a abordagem do descritor 9 (diferenciar as partes principais das secundárias em um texto), nas avaliações estaduais da Prova Conhecer, (2) um teste de compreensão acompanhado de questionário sobre uso de estratégias metacognitivas, e (3) as considerações a respeito do desempenho dos alunos em relação a este questionário. Percebemos, sob uma perspectiva cognitivista, a partir de uma sequência didática de sondagem, no formato on-line, que os estudantes apresentaram dificuldade em reconhecer informações principais e secundárias em trechos de um texto, que não possuem a prática de realizar ações metacognitivas para facilitar o entendimento da leitura e que não apresentaram um bom desempenho na compreensão global deste texto. Assim, sugerimos uma proposta pedagógica, baseada nesta sequência, em que o professor ensine o aluno a reconhecer tais informações, de forma consciente, estabelecendo objetivos, para que ele alcance, em suas leituras, um total entendimento textual. |
Abstract: | This research had as general objective to investigate the student's reading practice of recognizing main and secondary information in texts in the final years of elementary school. Specific objectives were assumed: (1) to investigate students' practice to differ central from secondary textual information and the metacognitive strategies they use for that; and (2) to propose activities that assist in the process of reading through metacognition. Finally, a qualitative approach was adopted as a methodology, based on the principles of action research. The methodology consisted of three main procedures: (1) brief review on the approach of the descriptor 9 (differentiating the main parts from the secondary parts in a text), in the state assessments of Prova Conhecer, (2) a comprehension test accompanied by a questionnaire on the use of metacognitive strategies, and (3) the considerations regarding student performance in relation to this questionnaire. We realized, from a cognitive perspective, from a didactic survey sequence, in the online format, that students had difficulty recognizing main and secondary information in excerpts of a text, which do not have the practice of performing metacognitive actions to facilitate reading comprehension and that did not perform well in the overall comprehension of this text. Thus, we suggest a pedagogical proposal, based on this sequence, in which the teacher teaches the student to recognize such information, consciously, establishing objectives, so that he can reach, in his readings, a total textual understanding. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15424 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Ana Paula Ferreira de Medeiros Carretiero.pdf | 7.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.