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Tipo do documento: Dissertação
Title: Do Direito à Propriedade Intelectual: um estudo da Marca Coletiva Amorango e sua relação com o desenvolvimento territorial no distrito do Campo do Coelho, Nova Friburgo, RJ
Other Titles: From Intellectual Property Law: a study of the Amorango Collective Brand and its relationship with territorial development in the Campo do Coelho district, Nova Friburgo, RJ
Authors: Lima, Jerry Ferreira
Orientador(a): Borges, Marcio Silva
Primeiro coorientador: Moreira, Vagner Rangel
Primeiro membro da banca: Borges, Marcio Silva
Segundo membro da banca: Assis, Renato Unhares de
Terceiro membro da banca: Fornazier, Armando
Keywords: Marca Coletiva;Desenvolvimento Territorial;Propriedade Intelectual;Agricultura Familiar;Collective Brand;Territorial Development;Intellectual Property;Family Agriculture
Área(s) do CNPq: Ciência Política
Ciência Política
Idioma: por
Issue Date: 24-May-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas
Citation: LIMA, Jerry Ferreira. Do Direito à Propriedade Intelectual: um estudo da Marca Coletiva Amorango e sua relação com o desenvolvimento territorial no distrito do Campo do Coelho, Nova Friburgo, RJ. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Esta pesquisa tem como propósito investigar a relação entre a Marca Coletiva "Amorango" e o desenvolvimento territorial trazido para a comunidade morangueira estabelecida no Distrito de Campo do Coelho, situada no município de Nova Friburgo/RJ após a concessão da Marca Coletiva pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no recorte temporal de abril/2013 até os dias atuais. Conforme as pesquisas bibliográficas que tratam sobre o tema, os sinais de uso coletivos são frequentemente associados ao desenvolvimento das comunidades em que operam. Consequentemente, as Marcas Coletivas desempenham um papel fundamental de melhora na competitividade de mercado, ao proporcionar benefícios comuns aos seus detentores, como o rateio das despesas, a redução de riscos e custos operacionais, ganho de notoriedade, prestígio e confiança das organizações coletivas perante seus consumidores, acarretando assim melhores condições de competitividade. Assim, o presente estudo tinha especial relevância, por explorar a proposta de compreender os benefícios reais do uso das marcas coletivas para uma associação de agricultores rurais, bem como os desafios e dificuldades eventualmente enfrentados pelos produtores. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para uma melhor compreensão da relação entre marcas coletivas e o desenvolvimento de comunidades, servindo como ponto de partida para futuros estudos que explorem essa interação.
Abstract: This research aims to investigate the relationship between the Collective Brand 'Amorango' and the potential territorial development brought to the strawberry community established in the District of Campo do Coelho, located in the city of Nova Friburgo/RJ, after the granting of the Collective Brand by the INPI in the temporal period from April/2013 to the present day. According to bibliographic research on the subject, collective use signs are often associated with the development of the communities in which they operate. Consequently, Collective Brands play a fundamental role in improving market competitiveness by providing common benefits to their holders, such as sharing expenses, reducing risks and operational costs, gaining visibility, prestige, and trust of collective organizations in front of their consumers, thus resulting in better competitive conditions. Thus, the present study had special relevance, as it explored the proposal to understand the real benefits of using collective brands for an association of rural farmers, as well as the challenges and difficulties eventually faced by producers. The results of this research can contribute to a better understanding of the relationship between collective brands and community development, serving as a starting point for future studies that explore this interaction.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19655
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

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