Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23467| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Desenvolvendo a Compreensão Leitora de Textos Multissemióticos com Alunos do Ensino Fundamental II |
| Other Titles: | Developing Reading Comprehension of Multi- semiotic Texts with Elementary School II Students |
| Authors: | Silva, Fernando Rocha da |
| Orientador(a): | Silva, Gerson Rodrigues da |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Gerson Rodrigues da |
| Segundo membro da banca: | Chaves, Charleston de Carvalho |
| Terceiro membro da banca: | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
| Keywords: | Fenomenologia Existencial;Dialogismo;Textos Multissemióticos;Multiletramentos;Leitura;Existential-Phenomenology;Dialogism;Multisemiotic Texts;Multiliteracies;Reading |
| Área(s) do CNPq: | Letras Letras |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 30-Jul-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Citation: | SILVA, Fernando Rocha da. Desenvolvendo a Compreensão Leitora de Textos Multissemióticos com Alunos do Ensino Fundamental II. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | Este projeto tem por objetivo pesquisar, analisar e propor uma metodologia de leitura para os textos multissemióticos. Na sua introdução será comentado o que motivou a pesquisa, os teóricos em que está baseada, seus objetivos e o problema que a gerou, na segunda seção será apresentada a fundamentação teórico-metodológica, que está baseada na relação entre a fenomenologia-existencial e a leitura, procurando demonstrar que a leitura é uma prática que envolve, além da cognição dos sujeitos- leitores, suas emoções, seus sentimentos, seu ambiente sociocultural, sua visão de mundo e seu projeto existencial, nesta mesma seção, será abordada as ideias sobre linguagem, dialogismo e gêneros textuais desenvolvida por Bakhtin (2003) e as suas influências sobre os estudos linguísticos e os estudos multissemióticos. Na terceira seção, falar-se-á dos textos multissemióticos e a era digital, como as novas tecnologias digitais transformaram o conceito sobre o que seja texto e sobre o que seja leitura; já na quarta seção, abordar-se-ão os conceitos de leitura, multiletramentos e compreensão, focando na importância dos textos multissemióticos para o desenvolvimento da competência leitora e para o desenvolvimento do pensamento reflexivo-crítico do sujeito-leitor, nesta mesma seção, será feita uma proposta de leitura para se trabalhar com os alunos do ensino fundamental II; na quinta seção, buscar-se-á demonstrar que a compreensão leitora deve ser o foco do trabalho com a leitura e que a leitura multissemiótica tem grande importância na formação da subjetividade dos sujeitos-leitores, na sexta seção, encontram-se os dados da pesquisa e na sétima seção estão as considerações finais |
| Abstract: | This project aims to research, analyze, and propose a reading methodology for multisemiotic texts. The introduction will discuss the motivation for this research, the theorists behind it, its objectives, and the underlying problem. The second section will present the theoretical and methodological foundation, which is based on the relationship between existential phenomenology and reading. It seeks to demonstrate that reading is a practice that involves not only the cognition of readers but also their emotions, feelings, sociocultural environment, worldview, and existential project. This section will also address Bakhtin's (2003) ideas on language, dialogism, and textual genres, as well as their influence on linguistic and multisemiotic studies. The third section will discuss multisemiotic texts and the digital age, addressing how new digital technologies have transformed the concept of text and reading. In the fourth section, the concepts of reading, multiliteracies, and comprehension will be addressed, focusing on the importance of multisemiotic texts for the development of reading competence and for the development of the reflective-critical thinking of the subject- reader. In this same section, a reading proposal will be made to work with elementary school II students; in the fifth section, we will seek to demonstrate that reading comprehension should be the focus of work with reading and that multisemiotic reading is of great importance in the formation of the subjectivity of the subject-readers. In the sixth section, we find the research data, and in the seventh section, we find the final considerations |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23467 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FERNANDO ROCHA DA SILVA.pdf | 3.49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
