Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11128
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diagnóstico de boas práticas de produção, qualidade higiênico-sanitária e caracterização química de ovos caipiras produzidos por agricultores familiares de Seropédica-RJ
Authors: Melo, Jair Martins Maria Cavalcante de
Orientador(a): Barbosa, Maria Ivone Martins Jacintho
Primeiro coorientador: Saldanha, Tatiana
Primeiro membro da banca: Alvarenga, André Luis Bonnet de
Segundo membro da banca: Fraga, Marcelo Elias
Keywords: Ovo caipira;Qualidade microbiológica;composição centesimal
Área(s) do CNPq: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Idioma: por
Issue Date: 18-Nov-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Citation: MELO, Jair Martins Maria Cavalcante de. Diagnóstico de boas práticas de produção, qualidade higiênico-sanitária e caracterização química de ovos caipiras produzidos por agricultores familiares de Seropédica. 2013. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Nos últimos cinco anos, a agricultura familiar tem se mostrado uma das alternativas mais promissoras na geração de renda nas camadas sociais menos favorecidas em todo o país. A agricultura familiar produz 34% do arroz do País, assim como 77 e 54% do feijão preto e feijão de cor, respectivamente. Dentre os produtos de interesse como uma alternativa de renda e de garantia da segurança alimentar para as famílias de pequenos produtores, destaca-se a produção caipira de ovos. O objetivo deste trabalho foi realizar o diagnóstico da produção de ovos caipiras de cinco produtores familiares de Seropédica, tendo como base o Protocolo de Boas Práticas de Produção de Ovos da União Brasileira de Avicultura, bem como, avaliar a qualidade microbiológica e físico-química dessas amostras. Para as análises microbiológicas, as amostras de ovos de um dia foram coletadas nas propriedades estudadas durante 8 semanas, perfazendo um total de 280 ovos. Enquanto que para as análises químicas, as amostras de ovos de um dia foram coletadas nas propriedades estudadas durante 2 semanas, perfaze ndo um total de 58 ovos. Em geral, em todas as propriedades estudadas verificou-se que falta adequação às normas de Boas Práticas de Produção de ovos caipiras, pois nenhuma das propriedades apresentou 100% de conformidade em relação aos indicadores do Protocolo de Boas Práticas de Produção de Ovos da União Brasileira de Avicultura. Apesar das propriedades estudadas não apresentarem 100% do manejo sanitário adequado e BPP, todas as amostras de ovos estudadas apresentaram ausência de Samonella, logo estavam próprias para consumo e dentro do estabelecido pela Legislação vigente. As análises microbiológicas das cascas dos ovos apresentaram resultado positivo para o grupo coliformes fecais, enquanto que, para Staphilococcus aureus o resultado foi negativo e a contagem de bactérias heterotróficas totais não foi suficiente para por em risco a saúde do consumidor. Não houve diferença significativa entre a composição centesimal dos ovos produzidos pelos agricultores. Contudo foi observada diferença no teor de carotenóides totais nas amostras estudadas.
Abstract: ...
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11128
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Jair Martins Maria Cavalcante de Melo.pdfJair Martins Maria Cavalcante de Melo2.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.